*Começa nesta sexta-feira (04/08) na cidade de Ariquemes o XI Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação, evento realizado pelo Sintero, que tem como tema principal “FUNDEB x Valorização Profissional dos Trabalhadores em Educação”. O congresso é bienal e nesta edição deverá reunir mais de 600 delegados de todo o Estado, além dos convidados. A abertura será feita pela presidente do SINTERO, Claudir Mata, às 09 horas desta sexta-feira no Auditório Ariquemes, localizado na Avenida Capitão Sílvio.
*Consta da programação do XI Congresso palestras sobre FUNDEB, Previdência Pública, Gestão Democrática, Educação Inclusive, Educação Indígena, além de análise das conjunturas nacional e estadual. Também serão realizadas mesas de interesse sobre diversos temas relacionados com a educação, plenárias de aposentados, especialistas em educação e funcionários de escolas, debates, trabalhos em grupos e será elaborado e aprovado pelos delegados um plano de lutas para nortear as atividades do SINTERO no biênio 2006/2007.
*No segundo dia de Congresso, sábado, dia 05/08, será realizada uma Mesa Redonda, para a qual foram convidados todos os candidatos ao Governo d Rondônia, oportunidade em que cada candidato poderá expor suas propostas para a educação e será convidado a assinar um termo de compromisso com a ética na política e a moralidade no serviço público.
*Embora a coligação liderada pelo governador Ivo Cassol tenha entrado na Justiça para tentar impedir a realização da mesa redonda, a juíza Sandra Nascimento despachou no sentido de proibir a realização de debate. A presidente do SINTERO, Claudir Mata esclarece que o SINTERO jamais falou na realização de debate, mesmo porque esta não é a função da entidade sindical. “Vamos realizar uma mesa redonda, um ato cívico, semelhante ao que foi realizado na OAB, pois os trabalhadores em educação também estão preocupados com o nível da campanha e com a onda de corrupção envolvendo políticos”, disse Claudir.
*O XI Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação prossegue no domingo com a apresentação de trabalhos acadêmicos e teses de mestrado, com temas inerentes à educação, e tem encerramento para domingo à tarde, com a aprovação do Plano de Lutas.
* Leia também:
*-
PRF detém peruana transportando cocaína no estômago
*-
Seapen e Emdur firmam convênio para o uso da mão-de-obra de apenados
*-
Festival folclórico de Guajará Mirim acontece na próxima semana
* Veja o vídeo:
*-
Vídeo do incêndio que destruiu sítio próximo ao Parque Ecológico