Cerca de 40 profissionais que trabalham na área de Assistência Social foram capacitados pelo curso “Trabalhando com Famílias em Crise”, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
*A primeira etapa o curso foi destinado a psicólogos, conselheiros tutelares, diretores de abrigos, assistentes sociais e profissionais que atuam com crianças, adolescentes e famílias com problemas sociais.
*Na segunda etapa, que começa na próxima terça feira, o curso vai ser direcionado para técnicos como assistentes sociais e psicólogos, que durante uma semana vão abordar variados assuntos dentro do tema Assistência Social.
*Os profissionais vão tratar desde as leis que garantem o direito da criança e do adolescente, alternativas de convivência, adoção, violência, álcool e drogas, até a Declaração dos Direitos Humanos e a Constituição, entre outros.
*A capacitação está sendo realizada através do Centro de Capacitação e Incentivo à Formação de Profissionais, Voluntários e Organizadores (CECIP), desenvolvendo trabalho de apoio á convivência familiar. O CECIP é uma Organização Social Civil que atua em todo o Brasil capacitando profissionais que lidam com o serviço social.
*Segundo a facilitadora do curso, a psicóloga e professora Tatiana Lima de Almeida, o objetivo maior dos cursos da CECIP não é lidar diretamente com o público alvo que são as crianças, adolescentes e famílias com problemas sociais, mas capacitar os profissionais para gerar multiplicadores.
*Há muito tempo que os profissionais da área de Assistência Social não eram tão valorizados. Na administração do prefeito Roberto Sobrinho, uma das prioridades na área de Recursos Humanos é estar sempre reciclando a mão de obra, argumenta a secretária de Assistência Social, Benedita Nascimento. *“Essa relação entre a teoria e a prática, que nós estamos levando aos nossos profissionais, é muito importante. Investir no profissional tem dado bons retornos e benefícios não só para a administração municipal como também para a população, porque o resultado disso tudo é a garantia de um serviço de qualidade” finalizou a secretária.