*Cerca de 80% das hortaliças consumidas em Rondônia são importadas de outros estados brasileiros. O transporte só pode ser feito de caminhão. O consumidor torna-se o principal prejudicado, pois, os custos do frete são adicionados ao preço final e muitas vezes os produtos chegam às prateleiras com baixa qualidade.
*Sabendo da importância nutricional das hortaliças e que a qualidade dos produtos está diretamente associada à forma de produção, a Embrapa Hortaliças, Embrapa Rondônia, Secretaria de Agricultura, Pecuária e de Desenvolvimento Social do Estado de Rondônia (Seapes) Emater-RO, as cooperativas Milênio e Cootraron, Comissão Pastoral da Terra (Projeto Terra Sem Males) e a Fundação Mokiti Okada estão desenvolvendo o projeto Hortas Pedagógicas juntos aos técnicos da extensão rural e aos produtores rurais de Rondônia.
*O projeto tem por objetivo proporcionar treinamento em olericultura, para os técnicos da assistência técnica e extensão rural que atuam nas diferentes macrorregiões de Rondônia, além dos municípios de Palmas no Tocantins e Barreiras na Bahia, para que possam dar as informações necessárias sobre o cultivo de hortaliças e instalar as hortas para servirem de demonstração das tecnologias mais adequadas para o cultivo das diferentes espécies de hortaliças.
*Os primeiros municípios beneficiados serão Porto Velho, Ouro Preto d´Oeste, Rolim de Moura e Guajará Mirim. Os técnicos do Programa Nacional de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária – ATES/Incra já fizeram o levantamento das principais hortaliças produzidas e consumidas em Rondônia e dos produtores que cederão as áreas para implantação das hortas pedagógicas. Estas serão instaladas a partir de agosto.
* Os produtores rurais entrarão com o terreno e a mão-de-obra e a Embrapa Hortaliças e a SEAPES irão fornecer os insumos e os equipamentos necessários.
*As hortas serão visitadas e usadas como sala de aula, assim os produtores poderão melhorar a técnica de plantio utilizando as tecnologias que estão sendo desenvolvidas pela Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o objetivo de alcançar maior produtividade e melhor qualidade nesses produtos, esclarece o coordenador do Projeto e técnico da Embrapa Hortaliças, Nozomu Makishima. O produtor, além da implantação da horta, receberá orientação de como comercializar melhor seus produtos, sendo capacitado do plantio até a comercialização.
***
Leia também: *
Ipea divulga resultados finais da pesquisa Ação Social das Empresas no Brasil