*O prefeito Roberto Sobrinho cumpriu ontem um de seus compromissos de campanha que gerava grande expectativa: a inclusão de jovens num programa que pudesse assegurar o acesso à educação e ao mesmo tempo oferecer-lhes alguma compensação extra-curricular.
*Num clima de empolgação, participou ontem da aula inaugural do programa Projovem, destinado a jovens na idade de 18 a 24 anos, que tenha freqüentado somente até a 4ª série do ensino fundamental.
*O lançamento do programa em rede nacional foi feito pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, de Recife (PE), através do sistema de teleconferência. Por enquanto o programa está atendendo apenas as capitais pernambucana e rondoniense.
*Em Rondônia, segundo o prefeito Roberto Sobrinho, começou atendendo 2.400 jovens por 12 meses, até a conclusão do ensino fundamental. Cada um vai receber uma bolsa no valor de R$ 100 e terá ainda a oportunidade de trabalhar para a Prefeitura no cadastramento dos terrenos para efeito da regularização fundiária, outro dos principais compromissos do prefeito. ?Falar em projeto para jovens, geralmente soa como retórica, discurso vazio. Nós estamos vencendo essa etapa, passando do discurso à prática?, comemorou Roberto Sobrinho.
*A adjunta da Secretaria Nacional da Juventude, Regina Novaes, também participou do evento, assim como a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa; da Ação Social, Benedita Nascimento; da Fazenda, Miriam Saldaña, do Desenvolvimento Sócio-econômico José Carlos Gadelha; do Esporte e Lazer, Francisco Batista da Silva (Pantera): de Serviços públicos, Marcelo Fernandes; da Emdur, Mário Sérgio; da Procuradoria-Geral, Mario Jonas; da Fundação Iaripuna, Ariel Argobe; das Questões Fundiárias, Fernada Kopanakis, da presidente da Câmara, Sandra Morais, juntamente com os vereadores José Hermínio, José Wildes, Juarez Taques, Kruger Darwich e Valter Araújo.