*O governo do Estado está concluindo as obras de recuperação e ampliação da Maternidade do Hospital de Base Ary Pinheiro, anunciou esta semana o diretor –geral do HB, médico Amado Rahaal. Além disso, Rahaal ainda divulgou um relatório de atividades não só da maternidade, como do HB em geral. Mostrando números impressionantes sobre as ações do maior hospital do estado relativos aos últimos seis meses, os números mostram a preocupação e a eficiência com que o poder executivo trata a saúde pública no Estado de Rondônia. Um setor que no inicio da administração atual, era um verdadeiro caos.
*Mesmo não tendo obrigatoriedade constitucional o HB realizou no primeiro semestre deste ano, 63 partos cesarianas de baixo risco. Foram ainda 149 partos normais e outros 15 de alto risco. A estatística do HB vai além e através de agendamento foram realizadas 3.126 cirurgias eletivas; 1.040 cirurgias ortopédicas e 21 curetagem. A Secretaria de estado da Saúde, neste contexto, autorizou o HB a adquirir modernos equipamentos como os dois cardiotacógrafos para monitorizar o feto intra-uterino. Ainda já estão instaladas 20 centrais de ar condicionado para climatizar toda a maternidade do HB. Segundo Amado todo o espaço da maternidade foi adaptado para se realizar partos e atendimento humanizado por excelência.
*Outra informação importante, relacionada com o Hospital de Base foi anunciada pelo diretor-geral: já está colocando a disposição da comunidade de todo o Estado, nos casos de tratamento de alta complexidade, mais 25 leito para partos de alto risco; 25 leitos para ginecologia e ainda sete leitos para pacientes de câncer ginecológico.
****
Leia também: *
São Lucas inicia aulas para nova turma de Pós-graduação de Enfermagem em UTI