*"É um começo democrático para a maior manifestação de cidadania. Aquele momento em que desaparece as diferenças sociais entre cidadãos. A hora do voto". É assim que as instituições que compõem o Comitê pela Ética e Contra a Corrupção estão classificando o ato cívico que será realizado nesta quinta-feira, 13, a partir das 19 horas da sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia. O ato cívico se constitui também no primeiro encontro entre todos os candidatos a cargo majoritário ma eleição desse ano e tem objetivo nobre: comprometer os candidatos com uma campanha limpa, sem agressões, sem compra de votos e com massificação das propostas.
*O Comitê pela Ética e contra a Corrupção é uma iniciativa da OAB e da CNBB em nível nacional, mas em Rondônia congrega ainda, além dessas duas instituições, a Associação dos Magistrados, o Ministério Público Eleitoral, federal e estadual, o Sindicato dos Jornalistas, Igrejas Evangélicas e Movimentos Sociais. "Esse trabalho é um esforço dessas entidades de classe para, de um lado, conscientizar o eleitorado sobre a importância do voto e torná-la parceira no trabalho de fiscalização; e de outro, alertar aos candidatos para trabalhar dentro dos ditames da Lei, sob pena de não alcançar seus objetivos", explicou na tarde desta terça-feira, o coordenador do Comitê, advogado Romilton Marinho.
*O ato cívico desta quinta-feira vai reunir além dos candidatos ao Governo e ao Senado, também os presidentes de partidos, "porque eles podem dar uma contribuição importante para a lisura do processo", afirma o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Marcos Grutzmacher.
*
COMO SERÁ
*Com previsão para iniciar às 19 horas, o ato cívico terá o seguinte roteiro.
*
- Composta a mesa, o presidente da OAB, Orestes Muniz usará a palavra para declarar aberto o evento. *- Em seguida fala o arcebispo dom Moacir Grecchi e depois o procurador regional eleitoral federal Sílvio Amorim. A partir desse momento será aberto tempo de seis minutos para explanação de cada um dos candidatos a governador.
*- Concluída o ritual de abertura, passa-se à leitura do termo de compromisso que deverá ser assinado pelos candidatos e pelos presidentes das agremiações partidárias.
*- Na seqüência seráfeito o sorteio das seis perguntas que as entidades farão aos candidatos. Cada entidade abordará sobre um tema específico e os sorteados são: Conselho Regional de Medicina fará pergunta sobre saúde; Central Única dos Trabalhadores pergunta sobre educação; Sindicato dos Jornalistas fará pergunta sobre como cada candidatos pretende utilizar a comunicação como ferramenta indispensável ao desenvolvimento do Estado; O Grande Oriente de Rondônia fará pergunta sobre ética na campanha e na vida pública; e o Conselho Regional de Contabilidade pergunta sobre as proposta do candidato para implementar áreas de lazer para a população e o representante das Igrejas Evangélicas perguntará sobre as propostas para a segurança pública.
*- Todos os candidatos a governador, ao senado e os presidentes de partidos já firmaram compromisso com o comitê garantindo a participação no evento.
****Leia também:*
Maria Fumaça volta a funcionar