*
Setor produtivo deve ter posição de destaque dentro de dez anos, de acordo com pesquisas
*Acontece nesta sexta-feira (14) às 9h, no parque de exposições de Ji-Paraná – região central de Rondônia – clínica tecnológica sobre Produção de Leite na Agricultura Familiar. Estima-se que o evento, dentro da exposição agropecuária e industrial do município, reúna e beneficie, direta e indiretamente, 400 produtores do setor lácteo.
*A clínica é uma ação contratualizada na estruturação do Projeto Cadeia Produtiva do Leite e Derivados na Região Central de Rondônia com público-alvo e parceiros.
*O palestrante da oficina será o pesquisador Walter Miguel Ribeiro, da Embrapa Pecuária Sudeste. Será também o segundo evento a ocorrer dentro da Expojipa – o primeiro foi no ano passado, tendo como tema a produção de leite com qualidade, com base na Instrução Normativa 51.
*A opção que se faz pela agricultura familiar, em 2006, tem como referência pesquisas indicando que a atividade de produção de leite é predominante em pequenas propriedades, tendo como mão-de-obra os próprios membros da família.
*Raimundo Ildomar Brasil de Carvalho, da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados do Sebrae, outro fator relevante é que Rondônia vem sendo citado em vários eventos como Estado que, dentro de anos, ocupará posição de destaque na produção de leite. “E para que isso aconteça, já estamos desenvolvendo ações para melhoria da qualidade e produtividade, bem como implantando o Programa de Alimentos Seguros (PAS) Indústria em alguns laticínios”;
*A atuação abrange dois elos da cadeia produtiva (produção e indústria) visando, principalmente, elevar a qualidade dos produtos e o aumento de consumo de produtos lácteos, o que significa ganhos para todo o setor.
*São beneficiados pela iniciativa produtores de cinco municípios rondonienses: Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Presidente Médici e Rolim de Moura. Fazem parte da governança a Secretaria Estadual de Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico e Social, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia, a Embrapa, Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Sindicato das Indústrias de Leite, Escola Senai, Secretaria Federal da Agricultura.
*Também integram o grupo a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, prefeitura dos cinco municípios, a fazenda Nova Vida, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, além do apoio da Câmara Setorial do Leite.