Estado e município no combate à Siratoga Negra da bananeira no interior de RO - Foto

Estado e município no combate à Siratoga Negra da bananeira no interior de RO - Foto

Estado e município no combate à Siratoga Negra da bananeira no interior de RO -  Foto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Foram entregues insumos e equipamentos para a Associação dos Produtores de Flores Tropicais de Rondônia, ASFLORON – na semana passada -, em visita do secretário executivo da Emater Sorrival de Lima; o representante o secretário da Seapes João Serra; a secretária municipal de agricultura de Porto Velho, Josélia Maria Saraiva Moreira e o chefe de gabinete da Seapes Francisco Evaldo de Lima, ao parque canteiro de produção de mudas, de açaí, flores tropicais e bananeiras resistentes a Siratoga Negra e Mal do Panamá. *As mudas de bananeira (Sia 18 - Caipira Tapimeo), foram doadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa - e estão sendo cultivadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Semagric. Que vem distribuindo uma média de 30 mudas para cada produtor, que se compromete a produzir mais mudas e distribuir entre os seus vizinhos. *Segundo o chefe de gabinete da Seapes, Evaldo Lima, a área onde é cultivado o canteiro de mudas é do Estado mas está cedido para o município, ficando a parceria apenas na divulgação, incentivo e distribuição dessa espécie de banana resistente a Siratoga Negra e ao Mal do Panamá. O novo tipo de banana é fundamental para combater a doença, que tem dizimado os bananais de Rondônia, Amazonas, Pará e Mato Grosso. *Para o secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima, o trabalho que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho é bom e tem a parceria da Seapes e do Estado que deve em conjunto com a Embrapa distribuir centenas de milhares de novas mudas de bananeira já resistente a esses males, não só na capital, mas em todo o interior do Estado. *Os trabalhos estão bastante adiantados, diz a secretária municipal de agricultura Josélia Saraiva, que quer que o Estado ajude na recuperação e ampliação do parque canteiro do Bairro Areia Branca, que deve ainda este ano começar a plantação no anel verde de Porto Velho, das bananeiras resistentes a Siratoga Negra.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS