*O processo de utilização do programa Amazônia Digital, versão 2005, foi apresentado aos Promotores de Justiça do Ministério Público de Rondônia durante o Curso de Geoprocessamento realizado na última sexta-feira, na sede do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), em Porto Velho.
*Participaram do curso os Promotores de Justiça Átilla Augusto da Silva Sales (Espigão do Oeste), Pedro Colaneri Abi-eçab (Guajará-Mirim), Andréa L. Damacena Ferreira Engel (Porto Velho) e Aluildo de Oliveira Leite (Ouro Preto do Oeste).
*A apresentação do uso do Amazônia Digital foi feita pelos servidores da Divisão de Monitoramento Territorial, Carlos Eduardo Renk e Jair Weschenfelder, na sala de treinamento do SIVAM. O programa contém banco de imagens, geradas por satélites, que mostra a situação de desmatamento ilegal, garimpagem e invasão de áreas protegidas.
*O Amazônia Digital será utilizado pelos Promotores de Justiça no combate à degradação ambiental e permitirá a realização de um planejamento estratégico de ações na fiscalização do meio ambiente nos 52 municípios de Rondônia.
*Na próxima sexta-feira, dia 7, outro grupo de Promotores de Justiça estará visitando as instalações do SIVAM para conhecer as ferramentas básicas de utilização do Amazônia Digital.