Câmara aprova redução de recursos em ações trabalhistas

Câmara aprova redução de recursos em ações trabalhistas

Câmara aprova redução de recursos em ações trabalhistas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou ontem, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 4732/04, do Poder Executivo, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT (Decreto-Lei 5452/43) para racionalizar o sistema de recursos na Justiça do Trabalho, reduzindo as hipóteses de cabimento do recurso de revista para as turmas do Tribunal Superior do Trabalho (TST). *O recurso de revista é o meio pelo qual a Justiça do Trabalho uniformiza sua jurisprudência, balizando decisões divergentes. O projeto aumenta, de 40 para 60 salários mínimos, o limite das causas que não poderão ser atacadas por meio desse recurso junto ao TST. Impede também a interposição do recurso de revista nas hipóteses em que tenha como fundamento divergência na interpretação de convenção coletiva de trabalho, acordo coletivo ou regulamento empresarial. *Ao mesmo tempo, permite que a parte interessada suscite o incidente de uniformização de jurisprudência junto à Seção de Dissídios Individuais, em caso de divergência entre tribunais regionais do trabalho na interpretação de regulamento de empresa, de sentença normativa ou de convenção ou acordo coletivo. *Reforma do Judiciário *O relator, deputado Colbert Martins (PPS-BA), lembra que a proposta faz parte do "Pacto de Estado em Favor de um Judiciário Mais Rápido e Republicano", documento assinado pelos representantes dos Três Poderes e que abriga os principais projetos e diretrizes da chamada "Reforma do Judiciário". *Segundo ele, a nova redação proposta para o artigo 896 da CLT não afronta nenhum dispositivo constitucional, tampouco possui vícios de juridicidade ou de técnica legislativa. *Na sua avaliação, a proposta racionaliza o sistema de recursos na esfera trabalhista, sem colidir com os direitos e garantias assegurados pelo ordenamento aos litigantes.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS