*O prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura agradeceu na manhã da última quarta-feira, durante a inauguração da ampliação e reforma da escola Pólo Henrique Dias, em Ariquemes, o apoio que a senadora Fátima Cleide vem dando à educação em Rondônia. “Gostaria de agradecer publicamente o apoio que a senadora Fátima Cleide vem dando a educação em nosso município. Todas as vezes que procurei seu gabinete em Brasília fui muito bem atendido e ela não mediu esforços em nos ajudar. Os trabalhos que foram realizados na escola Henrique Dias só foram possíveis graças ao apoio da senadora e do restante da bancada federal”, disse o prefeito.
*A solenidade reuniu diversas lideranças, além de vereadores e outras autoridades municipais. A senadora Fátima Cleide agradeceu as palavras do prefeito e lembrou que os investimentos na área de educação só estão sendo possíveis devido aos investimentos do Governo Federal. “O governo do Presidente Luis Inácio Lula da Silva deverá entrar para a história como a administração que mais investiu na educação neste País. Quando Lula assumiu, descobriu que havia um decreto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso proibindo a criação de novas escolas técnicas federais no País. Este Governo anulou aquele decreto e publicou outro, criando novas escolas técnicas e em Porto Velho nós teremos uma. As escolas técnicas têm um papel fundamental na vida dos filhos dos trabalhadores, pois é nelas que os jovens aprendem profissões enquanto concluem o ensino médio”, explicou a senadora.
*Fátima Cleide citou como exemplo o problema enfrentado pela empresa que venceu a licitação em Rondônia para implantar o programa Luz Para Todos, do Governo Federal, de falta de pessoal especializado para trabalhar na ampliação das redes de energia. “A ceron teve que fazer uma parceria com o Senai para formar eletricistas às pressas e mesmo assim não conseguiu suprir a demanda. Se nós tivéssemos uma escola técnica, esse problema não teria ocorrido”, lembrou Fátima Cleide.
*A Escola Pólo Henrique Dias conta atualmente com 370 alunos do Ensino Fundamental e é auto-suficiente em hortaliças para a merenda escolar.