Acontece nos dias 28 e 29 de junho no auditório da Faro em Porto Velho, o Seminário para discussão do Manejo Florestal Madeireiro nas Reservas Extrativistas de Rondônia. A realização é da GT Reserva Extrativista, o apoio é da Ong WWF, KFW- ENTWICKLUNGSBANK (Banco alemão de fomento que financia projetos ligados ao meio-ambiente), Projeto de apoio ao Manejo Florestal Sustentável na Amazônia ( Promanejo) e FSC (órgão que promove o diálogo entre os setores econômico, social e ambiental das partes envolvidas com as questões florestais) e o patrocínio é da Faro.
*Podem participar acadêmicos, madeireiros, professores, empresários e demais profissionais do ramo madeireiro e florestal. O evento será realizado, nos dois dias, no horário de 8h30min às 18h00.
*Programação
*No dia 28 pela manhã o seminário traz a apresentação do Marco Legal, Políticas de Governo e Situação Atual dos Planos de Manejo Madeireiros das Reservas Extrativistas (Resex). Na seqüência a apresentação do GT Resex e dos objetivos do Seminário por Ana Euler da WWF-Brasil que é uma Ong brasileira, participante de uma rede internacional e comprometida com a conservação da natureza dentro do contexto social e econômico brasileiro.
*Às 9h Osvaldo Castro de Oliveira fala sobre o histórico e lições aprendidas dos projetos de manejo florestal comunitário de Rondônia. Já às 9h35min, o chefe da Divisão Técnica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Auro Neubauer, fala sobre a Situação dos Planos de Manejos Florestais protocolados no Ibama. Em seguida às 10h20min o sub-procurador geral de Justiça do Estado de Rondônia, Ivo Benitez, palestra sobre o Marco Legal/Regulatório para o Manejo Florestal Madeireiro em Resex. Às 10h55min o tema será Política do Governo Estadual para as Reservas extrativistas e será proferido por Augustinho Pastore da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).
*Às 11h30min, Paulo Oliveira do Ibama - CNPT fala sobre a política do Governo Federal para as Resex. À tarde, a partir das 15h haverá uma mesa redonda formada pelos palestrantes e representantes do GT-Resex (OSR, GTA, MPE, Fiero, Sedam, Incra, MMA, Ibama, FSC E WWF), tendo como moderador Marcelo Argulles da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
*
*No segundo dia do Seminário (29), pela manhã acontece a apresentação das experiências de Manejo Madeireiro em Rerex e de relações comerciais entre empresas e comunidades. Inicialmente a FSC-Brasil apresenta os objetivos do dia e seu trabalho com a comunidade sob o comando de Bruno Martinelli. Em seguida a apresentação das Resex’s Rio Preto Jacundá, Cautário/Ro, Chico Mendes/ Ac; Experiência de Relação entre Empresa-Comunidade no Acre com George Doubré do IBBA; apresentação da experiência da Cooperfloresta (primeira cooperativa de produtores florestais comunitários voltada para a comercialização madeireira) com o palestrante Ricardo da Silveira Carvalho e a tarde, a partir das 13h30min, os grupos de trabalhos apresentarão os resultados e a avaliação do seminário.