O governo de Rondônia firmou convênio com a Rede Globo de Televisão, através da Fundação Roberto Marinho, com parceria do Governo Federal, Ministério do Meio Ambiente, Minas e Energia, Eletrobrás e Furnas, para execução do Programa “Tom da Amazônia”, que visa à educação ambiental de 400 mil crianças nos estados do Pará, Rondônia, Acre, Goiás e Tocantins. A cerimônia oficial aconteceu na segunda feira no auditório do Rondon Palace Hotel, com a presença do governador Ivo Cassol, do secretário de educação Agnaldo Muniz, do chefe da Casa Civil Juarez Jardim, do ex-secretário da Seduc, César Licório e dos representantes da Rede Globo Márcia Panno, da Eletrobrás, Pacheco Soares e Márcia Cláudia, de Furnas.
*Na oportunidade foram apresentados o “kits” com fitas de vídeo e literatura específica sobre o Programa Tom da Amazônia, numa alusão e homenagem a Tom Jobim. Foi apresentado também um documentário sobre a necessidade de se desenvolver na educação das crianças amazônicas o conceito de autosustentabilidade.
*A sobrevivência da fauna e da flora Amazônica depende dos estados e da sociedade, defende o músico Amir Gabriel, apresentador do documentário que mostra a beleza natural da Amazônia e os riscos que a exploração econômica desordenada pode causar ao meio ambiente.
*Na oportunidade o governador Ivo Cassol entregou também cheques como parte dos convênios firmados entre o estado e várias instituições filantrópicas e educacionais de Rondônia.