A tão sonhada Maternidade de Porto Velho, esperada pela maioria das mulheres na Capital, que será inaugurada no dia 29 próximo, só é uma realidade, entre outras pessoas e instituições, por conta da deputada federal Marinha Raupp (PMDB), que lutou incessantemente em disponibilizar parte dos recursos para equipá-la, com uma emenda de R$ 2,5 milhões.
*Mas não bastou apenas destinar os recursos, a deputada travou luta ferrenha com a burocracia para sua destinação à Capital. A novela durou tempo, mas rendeu dividendo, já que o valor da emenda estava aplicado e, só de juros, o município ganhou meio milhão de reais para investir na Maternidade.
*Os recursos foram destinados à compra de equipamentos de informática, ultra-sonografia, tanto móvel como portátil, instrumentos cirúrgicos, equipamentos mobiliário e médico-hospitalar, para o atendimento na capital.
*A Maternidade Municipal será uma das melhores da região Norte, ela foi estruturada com a proposta do Ministério da Saúde de humanização do parto e nascimento. Conta com 58 leitos, sendo 39 de alojamento conjunto, sete de pré-parto, parto e pós-parto, quatro leitos para pacientes em observação, quatro leitos de RPA - Recuperação Pós-Anestésico - e quatro leitos para pacientes em abortamento. Para o berçário são destinados 39 leitos de alojamento conjunto, sendo 11 para parto de baixo e alto risco.
*Estão sendo planejadas inúmeras ações de saúde para acontecerem na Maternidade Municipal com as pacientes que tiverem filhos, como o incentivo ao aleitamento materno e o planejamento familiar. Outra inovação será com as pacientes de 10 a 16 anos. Após o parto, elas serão acompanhadas no puerpério (resguardo) por uma equipe multiprofissional para evitar uma segunda gravidez na adolescência, segundo explica a médica Ida Perea, diretora da Maternidade de Porto Velho.
*Toda criança nascida na Maternidade Municipal já sai de lá vacinada, com o teste do pezinho e o registro de nascimento.
Para o funcionamento da Maternidade estão disponibilizados 20 enfermeiros, 65 técnicos de enfermagem, 11 pediatras, 11 anestegistas, 20 obstetras e 11 assistentes administrativos.