Detran atende mais de 80 pessoas no primeiro dia das novas regras para habilitação
*O Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Rondônia - Detran/RO atendeu no primeiro dia da implantação das novas normas para a renovação da carteira de habilitação, dia 20 de junho em Rondônia, 83 condutores em Porto Velho. Com as novas regras, quem tirou a habilitação antes de 1998 tem que passar por cursos ou fazer provas teóricas de direção defensiva e primeiros socorros.
*De acordo com o coordenador de Habilitação da Coordenadoria Metropolitana da capital, James Padilha, a maioria dos condutores que tem procurado a Ciretran para renovar a carteira, desconhecem o novo procedimento e por isso a muita reclamação e resistência por parte dos usuários.
*Padilha ressalta que a adaptação ao novo processo não é isenta de problemas, por isso pede paciência aos usuários dos entraves técnicos que podem acontecer por conta das inovações, que às vezes acarretam atraso na celeridade da mudança. Ele informa ainda que motoristas que já fizeram os cursos por qualquer motivo, basta apenas apresentar a carga horária a Coordenadoria de Habilitação para ser analisada e convalidada.
*A exigência, que faz parte de resolução aprovada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em dezembro de 2004 tem o objetivo de reduzir o número de acidentes e mortes.
*CURSO
*Segundo a diretora geral do Detran, Jaqueline Cassol, estarão liberados da obrigação apenas os motoristas com habilitações emitidas a partir de 21 de janeiro de 1998, quando entrou em vigor o Código de Trânsito Brasileiro, que exigiu a realização dos cursos na primeira habilitação.
*Se preferir, o motorista poderá optar por estudar sozinho, fazendo somente as provas elaboradas pelo Detran. Para isso, o Denatran e o Detran disponibilizaram em seus site na internet uma apostila com informações sobre as exigências do Código. Quem não for aprovado só poderá repetir o teste após 15 dias.