*Com o objetivo de intensificar o combate a dengue em Rondônia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) começou a distribuição, aos municípios, de peças de reposição para reparos nas bombas de aspersão e motores estacionários. O investimento de aproximadamente R$ 176 mil é uma parceria entre a administração estadual e a fundação Nacional de Saúde (Funasa). Todos os municípios do Estado serão beneficiados com a ação
*As peças de reposição possibilitarão aos municípios a ampliação do número de máquinas utilizadas em ações de controle do índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, vetor da doença. ?A preocupação da administração Ivo Cassol com a falta de equipamentos foi decisiva para solucionar o problema, pois não podemos deixar de trabalhar na prevenção e combate a dengue. Rondônia é uma região endêmica da doença, e nossas ações, estão sendo feitas com responsabilidade? declarou Milton Moreira secretário da Sesau.
*O governo do Estado também está intensificando o trabalho de combate á malária, na última semana os 15 municípios com maior incidência de casos de malária em Rondônia receberam o inseticida de borrifamento, para o combate ao mosquito transmissor. A Sesau adquiriu 3000 litros de inseticida, que foi distribuído proporcionalmente ao número de casos de cada localidade, que de acordo com dados da coordenação estadual de malária concentram 90% dos casos de malária no Estado.
*?O trabalho nas cidades vai priorizar, pontos de população flutuante como invasões, assentamentos e garimpos, locais que funcionam, com maior incidência, como criadouros do mosquito transmissor da malária. Essas áreas têm um maior índice de manutenção do ciclo da epidemia? informou Milton Moreira.