Audiência discute continuidade do teste do pezinho

Audiência discute continuidade do teste do pezinho

Audiência discute continuidade do teste do pezinho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A Comissão de Seguridade Social e Família promove hoje audiência pública para debater a situação dos centros credenciados a executar o Programa Nacional de Triagem Neonatal, conhecido como teste do pezinho. O deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), autor do requerimento que propõe a audiência, destaca que, segundo a União Brasileira dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (Unisert), os centros credenciados acumulam prejuízos financeiros, o que pode comprometer a continuidade do programa. O teste do pezinho é realizado para detectar, precocemente, doenças metabólicas ou genéticas congênitas. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, das 3,1 milhões de crianças que nascem anualmente no Brasil, 2,3 milhões têm acesso ao exame. Foram convidados para a audiência o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, José Gomes Temporão; o médico-pediatra do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais Marcos José Aguiar; o presidente e a tesoureira da Unisert, respectivamente, José Alcides Marton e Aracélia Lucia Costa. *Atualmente, realizado pelo SUS, o teste do pezinho diagnostica duas doenças: a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito. A primeira doença é relacionada à dificuldade de digerir o aminoácido fenilalanina, que pode causar deficiência motora. A segunda é uma deficiência na glândula da tireóide, que produz poucos hormônios devido a um defeito de formação. A falta de hormônios tireoideanos acarreta deficiência física e mental em vários graus.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS