Diretora do Detran esclarece as mudanças nas habilitações a partir desta segunda-feira
*Seguindo o cronograma do Conselho Nacional de Trânsito - Contran, o Detran de Rondônia, coloca em vigor a partir da próxima segunda-feira (20), as mudanças no processo de habilitação, quando os motoristas habilitados antes de 1998 terão que comprovar conhecimentos de Direção Defensiva e Primeiros Socorros por meio de uma prova, sem nenhum custo adicional.
*Em entrevista ao programa a Hora do Povo (Rádio Rondônia FM), do radialista Arimar Souza de Sá, a diretora geral do Detran, Jaqueline Cassol de Souza disse que a mudança vai colaborar para melhorar a qualidade do motorista mais antigo, aumentando em todo o país, a segurança na circulação de veículos.
*A Resolução fixa novos critérios para os candidatos à renovação da carteira de habilitação, criando um curso de 15 horas/aula sendo 10 de direção defensiva e outros cinco de primeiros socorros. Hoje há em Rondônia 341.303 condutores habilitados para uma frota de 323 mil veículos.
*A Resolução diz que quem fizer o curso num Centro de Formação de Condutores (CFC), antigas Auto Escolas, pode ir ao Detran com o certificado em mãos tendo apenas que se submeter aos exames médicos. Mas quem preferir fazer o curso à distância, terá que responder 30 questões objetivas, sendo exigidos 70% de acerto. *Segundo ainda o documento, as aulas práticas para candidatos a motorista, só poderão começar depois da aprovação do candidato nos exames médico e teórico.
*
*CREDIBILIDADE
*
*Durante a entrevista concedida ao programa A Hora do Povo, Jaqueline Cassol ressaltou os trabalhos que vem sendo desenvolvido pela autarquia. A diretora explicou que tem resgatado a credibilidade do Detran junto à comunidade e desenvolvido ações que agilizam a emissão de documentos e a capacitação dos servidores do órgão no Estado. Ela destacou ainda que o trabalho educativo do Detran, apesar de não ter divulgação abrangente no veículos de comunicação de massa, uma vez que a licitação para mídia encontra-se em andamento, as atividades vem sendo desenvolvida com eficácia.
*O Detran através da Coordenadoria de Educação de Trânsito - CET tem feito trabalho educativo nas escolas, nas feiras agropecuárias e em todos os eventos onde haja usuários do sistema.
*Quanto ao valor das taxas, alvo de constantes reclamações da população, Jaqueline assegurou que as tarifas não foram alteradas com exceção dos reajustes legais estipuladas pela UPF, não sofreu reajuste e afirmou que na maioria dos casos, as auto-escolas repassam para os interessados em retirar ou renovar a habilitação os valores referentes às taxas somadas aos honorários dos despachantes.