A comparação de como era e como se transformou Rondônia nos últimos anos, no setor produtivo, é a melhor resposta que o governo do estado pode dar aos poucos que, ainda, insistem, “por interesses políticos”, não enxergar o quanto o estado cresceu nos últimos três anos e meio. A afirmação é do governador Ivo Cassol, ao analisar o grande volume de investimentos feito em todas as regiões do estado, beneficiando diretamente a produção primária. Os números são impressionantes. A síntese deles é clara: a arrecadação do estado praticamente dobrou nesse governo. Esse é o sintoma mais claro do quanto Rondônia tem se desenvolvido.
*Mas os números se ampliam em todas as áreas. Com a recuperação de mais de 90% das estradas estaduais – 344 quilômetros em asfalto novo, 150 frentes de trabalho, R$ 162 milhões em investimentos - a administração estadual abriu novas perspectivas para o escoamento à produção e apoio a comunidades de todos os recantos rondonienses. Mas há mais ainda: o porto graneleiro, por exemplo, movimentou mais de 2 milhões de toneladas, 50% a mais que anteriormente. A receita aumentou na mesma proporção.
*O apoio direto ao setor produtivo resultou num salto de 42% de crescimento na safra de grãos – só a soja cresceu mais de 83% - e a parceria com a Emater ampliou-se também significativamente, no apoio direto ao produtor. Só para se dar uma idéia resumida dos avanços no setor, pode-se dizer que a atuação da Emater cresceu, em três anos e meio nesse governo, pelo menos os números em que seria necessária uma década para serem atingidos. *Hoje cada técnico da Emater faz quatro visitas anuais de apoio aos pequenos agricultores. Antes, era a metade. Antigamente cada técnico atendia 250 famílias de produtores rurais por ano. Hoje cada técnico atende 150 famílias, levando tecnologia e novos conhecimentos. Foi por tudo isso que a produtividade do Estado cresceu 80%, graças à assistência técnica prestada pela Emater, em todos os setores da agropecuária.
*Há mais ainda: o Promec, programa de apoio ao pequeno produtor, em que o governo cede equipamentos e máquinas para melhorias em propriedades, já beneficiou 12 mil famílias em mais de 50 municípios rondonienses.
*Programas como o Inseminar, o Manejo de Pastagens, o da Psicultura, o Pró-Leite, que melhorou consideravelmente o setor, o da Qualidade do Café e muitos outros que transformaram Rondônia em poucos anos, são outros exemplo.
*Deve-se ressaltar também o Programa de Incentivo Tributário – o Pit – que cresceu 2.740% no atual governo, atraindo novas empresas e criou mais 5.363 empregos.
*“Os números são incontestáveis e os milhares de rondonienses beneficiados com eles são as melhores testemunhas do que tem sido feito no setor produtivo”, comenta o governador Ivo Cassol. E ele tem a seu favor um fator fundamental: a comparação. “É só ver o que Rondônia era antes e o que é agora. Qualquer pessoa percebe que Rondônia melhorou em tudo, principalmente as nossas estradas, a saúde, a educação e a agricultura”, conclui Cassol.