Dom Moacir diz que ajuda emergencial aos mais pobres não é assistencialismo

Dom Moacir diz que ajuda emergencial aos mais pobres não é assistencialismo

Dom Moacir diz que ajuda emergencial  aos mais pobres não é assistencialismo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O arcebispo de Porto Velho, dom Moacir Grechi, reiterou a perene luta da Igreja Católica contra as desigualdades sociais no Brasil e países subdesenvolvidos. Durante o programa radiofônico diário “Amanhecer com a Ave Maria”, disse que há fome em meio à abundância, numa espécie de covariação desproporcional ao aumento da produção agrícola no globo terrestre. Somam bilhões as vítimas da inadimplência dos agentes públicos e o conjunto dos Aparelhos Repressivos do Estado, desumana concentração de renda e exclusão social, em todos os níveis. Dom Moacir defendeu ajuda emergencial aos forçados a uma sobrevivência indigna ou no mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano-HDI: “Vivemos num mundo em que milhões e milhões de pessoas morrem de fome. Somos seis bilhões e no mundo existe comida para alimentar 12 bilhões de pessoas. Quem critica assistencialismo é porque nunca passou fome. A fome não pode esperar. Deus não abandona os que são generosos”, disse. *Citando narrativas bíblicas sobre a época em que viveu o profeta Elias, dom Moacir disse que naquele período a monarquia absolutista espoliava a população cobrando impostos leoninos. Financiar mordomias e a vida luxuosa de ímpios aboletados no poder. Ao traçar um paralelo histórico virtual, senão prático, à luz da encíclica social do Papa João XXIII, “Mater et Magistra” (Mãe e Mestra), questionou se na atualidade alguns estariam a repetir cópias de condenáveis administrações ou de recuados ou extintos governos despóticos. *Exemplificou que as igrejas constatam a existência de um exército de reserva de mão-de-obra sem oportunidade de emprego, acesso a escolas de qualidade, a assistência ou contrapartida social dos impostos cobrados na vertical ou em efeito cascata por governos. *
CORPUS CHRISTI
*Dom Moacir confirmou a procissão de Corpus Chisti, na próxima quinta-feira (15/06), a partir das 16 horas, iniciando na Catedral do Sangrado Coração de Jesus: “É uma tradição desde 1264. Corpus Chisti é a festa do corpo e do sangue de Cristo na cruz e depois a ressurreição”, explicou. A procissão vai reunir os fiéis das paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Igreja do Rosário, católicos e ecumênicos residentes em todos os bairros de Porto Velho.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS