*A Faculdade de Ciências Humanas e Letras de Rondônia (Faro) foi a vencedora no número de acadêmicos inscritos Desafio Sebrae 2006. Ganhou duas edições do jogo virtual de empresas, e registrou 243 inscritos e busca ser tricampeã. A segunda colocada foi a Universidade Federal de Rondônia (Unir), com 131; e a terceira, a Faculdade Interamericana de Porto Velho (Uniron), com 35.
*Rondônia superou a meta exigida pelo Sebrae Nacional e registrou 635 inscritos, que vão agora, segundo a coordenadora do Desafio, Maria Cristina Marques, se preparar para a etapa estadual, que será em outubro.
*O tema deste ano é madeira móveis - um importante setor da economia estadual - e as equipes terão que virtualmente administrar uma empresa de fabricação e venda de móveis fabricados em madeira.
*Faculdades
*Para o coordenador do curso de administração da Faro, professor Carlos Machado, o número de inscritos na faculdade é porque a Faro acredita que o jogo desperta espírito empreendedor no acadêmico e todos os professores e coordenadores de cursos incentivaram os acadêmicos, independente de cursos, para participar do jogo virtual. "É por isso que equipes da Faro venceram as edições de 2004 e 2005 e nossos acadêmicos já estão se empenhando para vencer a etapa estadual", disse o diretor, lembrando que a diretoria da Faro, continua desenvolvendo ações que comprovam o slogan da faculdade, "formando empreendedores".
*A coordenadora do Departamento de Administração da Unir Campus, professora doutora, Marilúci Paes de Souza, atribuiu os 131 inscritos a nova dinâmica que foi adotada pela diretoria do departamento. Ela destacou o trabalho do diretor professor doutor, Theophilo Alves de Souza Filho, que fez uma integração para o melhoria do ensino na universidade com ênfase ao empreendedorismo.
*"Podemos dizer que essa nova dinâmica trouxe uma maior aproximação entre os alunos. Com esse trabalho e mais uma ampla campanha de divulgação do Desafio Sebrae, conseguimos esse grande número de inscritos e vamos em busca da vitória", diz, otimista, a professora.
*Aprimorar o conhecimento através do jogo virtual, é o objetivo dos acadêmicos da Uniron que este ano inscreveu um grupo de 35 alunos de vários cursos para participar do Desafio Sebrae.
*A coordenadora do Departamento de Assuntos Estudantis, Helena Zoraide, disse que o número de inscritos pela universidade é fruto de uma intensa campanha feita pelo Sebrae, a diretoria da universidade e os coordenadores de cursos e professores. Na visão da professora, o desafio faz com que o acadêmico coloque o conhecimento em prática despertando o interesse pelo empreendedorismo. "Os acadêmicos mostram, participando de atividades a exemplo do Desafio Sebrae, que estão preparados para o futuro colocando em evidência seus próprios pensamentos e os ensinamentos que adquire em teoria", frisa.
*Os vencedores da etapa estadual disputarão a semifinal na cidade de Belo Horizonte (MG), no mês de outubro, e, se forem classificados, irão a final, no mês de dezembro, em Brasília.