*A Caixa Econômica Federal anuncia redução das principais taxas de juros aplicadas ao empréstimo consignado para aposentados e pensionistas da Previdência Social. Com a decisão, a Caixa Econômica Federal, que já era líder desse mercado, passa a ter a menor taxa entre os bancos. No caso de empréstimos para pagamento em até seis meses, a taxa passou de 1,75% a.m. para 1,35% a.m.
*A redução também atingiu a taxa máxima cobrada pelo banco, que já estava abaixo do teto de 2,9% decido no início do mês pelo governo. Os empréstimos com prazo entre 25 e 36 meses passaram a ter taxa de 2,6% a.m. contra os 2,8% a.m cobrados anteriormente. As novas taxas já passam a valer a partir de amanhã desta sexta-feira (09).
*A consignação para aposentados democratizou o acesso ao crédito para muitas pessoas que não tinham condições de obter um empréstimo qualquer. Antes de oficializado pelo governo, esse tipo de empréstimo só era feito por financeiros e agiotas, a juros escorchantes. A Caixa foi pioneira nesta operação e sua política de cobrar juros baixos incentivou outros bancos a oferece o crédito e até o comércio a baixar suas taxas.
*Veja tabela:
*Prazo Taxa atual Nova taxa
*01 a 06 meses 1,75% a.m. 1,35% a.m.
*07 a 12 meses 2,00% a.m. sem alteração
*13 a 24 meses 2,50% a.m. sem alteração
*25 a 36 meses 2,80% a.m. 2,60% a.m.