Lei seca e lei molhada - por Claiton Pena

Lei seca e lei molhada - por Claiton Pena

Lei seca e lei molhada - por Claiton Pena

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Há males que são tão ruins, tão péssimos, que a humanidade terá dificuldade para erradicá-los. As drogas estão nesta lista. *Os Estados Unidos da América decidiram proibir o álcool, em 1917, através de uma lei que só entrou em vigor em 1919. Durante 14 anos, até 1933, a fabricação, importação e venda de bebidas alcoólicas estavam proibidos. *Essa droga é tão poderosa que a proibição fortaleceu a máfia, provocou milhares de mortes entre quadrilhas rivais, não impediu o consumo, e o caos se fortaleceu. *O presidente Franklin Roosevelt teve que decretar o fim da Lei Seca, como ficou conhecida. A droga venceu duplamente: venceu porque continuou provocando seus malefícios, e venceu porque, em torno de sua proibição, surgiram poderosas organizações criminosas. *Foi uma espécie de mensagem maldita: não mexam comigo porque sou perigosa de qualquer jeito. A exemplo de outros estados, cidades, e países, alguns vereadores de Porto Velho querem editar uma espécie de mini Lei Seca, com proibição temporária de venda de bebida alcoólicas, após as dez da noite. A polêmica se instalou e a Lei Seca arrebata manifestações, protestos, apoios, e principalmente, estamos conhecendo melhor o íntimo de algumas pessoas. Pessoas que se expõem, defendendo ou não a venda de bebidas. *E agora acho que é minha vez de entrar na polêmica. Quero deixar claro que sou contra qualquer tipo de droga. E, se dependesse de mim, proibiria a venda. Não penso na máfia, nos comerciantes de bebidas, nos empregos gerados pelos fabricantes de bebidas, ou no lucro que toda essa gente deixa de ter com a Lei Seca. Penso apenas: droga não boa coisa. Não faz sentido fabricar, vender, viciar as pessoas. *Se dependesse de mim, repito, impedia a venda de qualquer droga, inclusive as alcoólicas, e os cigarros. O fato é que a situação está tão fora de controle, e essas drogas tipo cigarro e bebidas se instalaram tão profundamente como aceitáveis e suportáveis, que não haverá Lei Seca para coibi-las. *A hipocrisia é tão grande, que no próprio maço de cigarro se anuncia que o fumo causa impotência, câncer, etc., e mesmo assim, é vendido. Uma convivência pouco ética entre o bem e o mal. A Lei Seca pode até virar Lei Molhada, e mesmo assim, não passará de um paliativo, uma espécie de enrolação, de enganação. O vício continuará corroendo a sociedade.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS