*O Parque de Exposições William Cury, onde, desde o último sábado acontece a Exposição Agropecuária e Industrial de Porto Velho - Expovel, abrigará, no período de 7 à 10 próximos o sétimo Concurso Leiteiro, na região.
*Realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e de Desenvolvimento Econômico e Social, Seapes e Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia, Emater-RO. O concurso faz parte do programa de incentivo do Governo de Rondônia em melhorar a qualidade e a produção de leite no Estado.
*O concurso leiteiro já é uma tradição no Estado, onde produtores assistidos pela Emater através do Programa de Agricultura Familiar, inscrevem os seus animais para a competição.
*Segundo a médica veterinária Silvana A. de Castro Freitas, responsável pelo concurso deste ano, em Porto velho, a vaca campeã de 2005, de propriedade do criador Vicente Anísio M. Cavalcante produziu 22 litros de leite por dia, em duas ordenhas. “Para este ano espera-se a quebra dessa marca porque a sensação do torneio leiteiro é o estabelecimento de novo record de produção por vaca”, diz a veterinária. *Serão premiados animais do primeiro ao quinto lugar em duas categorias: vaca e vaca de primeira cria. Os prêmios oferecidos aos criadores serão máquinas e equipamentos para a pecuária leiteira.
*Curso
*Paralelamente ao concurso está sendo realizado um curso de produção artesanal de derivados de leite e, no sábado, 10, serão proferidas palestras sobre manejo de bovino leiteiro. O leite produzido durante as ordenhas será usado pelos participantes do curso. *A extensionista social Fabiane Passarini, responsável pelo curso, diz que durante as atividades serão feitos diversos tipos de queijos e bebidas lácteas, utilizando-se técnicas de aproveitamento integral do leite. *O curso será aberto a todos que quiserem participar e a inscrição pode ser feita no stand da Emater, durante a Expovel, ou no escritório à avenida Costa e Silva, em Porto Velho.
*As palestras da programação especial de sábado também serão abertas e gratuitas a todos os criadores e interessados na bovinocultura leiteira.