*A diretora do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) Ângela Zocal informou que a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital foram transferidas pra o Hospital de Base Ary Pinheiro, pois ultimo concurso publico não preencheu o quadro técnico necessário para o funcionamento da unidade.
*A informação se deve ao fato do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) ter notificado a direção geral com o termo de interdição ética. Segundo o documento do Corem o profissional enfermeiro que atende o leito especial estaria proibido de desenvolver seu trabalho. O Coren, que considera erroneamente o leito como uma UTI, afirma que ele só pode funcionar com uma equipe especifica de UTI.
*O Cemetron, que cuida de enfermidades crônicas, mantém no hospital um leito devidamente equipado e destinado para cuidados especiais, atendendo pacientes que tem agravamento clinico na enfermaria. O paciente, após a melhora retorna a enfermaria e em caso de agravamento ele é transferido para uma das UTIs do HB, que possui equipes completas para o tratamento.
*?Seria uma irresponsabilidade se tivéssemos acatado a decisão, estamos lidando com vidas humanas e não podemos de maneira alguma parar o leito de cuidados especiais, que está funcionando e permanecerá assim, pois os pacientes que são internados na unidade não podem ser prejudicados por uma decisão que não busca a melhoria e sim atrapalhar o andamento do trabalho? afirmou Ângela Zocal.