Para a tradicional cavalgada de abertura da Expovel foi criada a Associação de Amigos da Cavalgada, comandada pelo empresário Leonardo Amâncio, com o objetivo de instruir e determinar normas para o desfile das carretas. A Aspro ficará responsável pela organização dos cavaleiros, motociclistas dos Amazon Angels, Jipe Clube e trio elétrico das rainhas da exposição.
*Entre as normas que terão que ser observadas pelos “organizadores de carreta” estão diversos itens que visam aumentar a segurança e dar mais conforto para os participantes.
*As normas são as seguintes:
* 1 -Cada carreta terá que possuir motorista habilitado
*
2 - Junto ao motorista, cada carreta terá um orientador de cabine.
*
3 - Tanto o cavalo mecânico quanto a carreta devem estar em perfeito estado de conservação e manutenção
*
4 - Cada carreta deverá ter seguranças para o auxilio de subida e descida das pessoas, além do auxilio em cima da carreta.
*
5 – Deverá conter barras de proteção nas laterais de no mínimo de 1,10 mts acima da carreta
*
6 – Carretas que tiverem churrasqueira, deverão estar devidamente fixadas no assoalho, com a existência de extintor de 6 kg de PQS e distante de lugares inflamáveis.
*
7 – Banheiros químicos, principalmente para as mulheres
*
8 – Toda carreta deverá conter rampa de acesso
*
9 – Toda carreta deverá conter proteção entre os pneus ( entre eixos), evitando assim acidentes de maiores proporções.
*
10 – Todas as carretas deverão obedecer certa distância mínima e máxima entre as mesmas para que não haja problema de tráfego.
*
11 – Cada carreta deverá recolher suas latinhas internamente.
*Entre os itens de maior relevância para o desfile das carretas estão a colocação de tapume entre eixos e o recolhimento de latas de cerveja pelos responsáveis das carretas, visando evitar acidentes, como o ocorrido no ano passado, com a morte de um catador de latinhas.
* Segundo Amâncio, mais de 50 carretas já estariam habilitadas para o desfile.