Acre - Bolívia, "Respeito é bom e a gente gosta"

Acre - Bolívia, "Respeito é bom e a gente gosta"

Acre - Bolívia,

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*"Respeito é bom e a gente gosta". Esta, segundo o governador Jorge Viana, é a frase ideal para o Brasil dizer ao presidente da Bolívia, Evo Morales, diante das condições em que se encontra o relacionamento entre brasileiros e bolivianos na fronteira com o Acre, onde cerca de 15 mil acreanos estão sendo ameaçados de expulsão de terras adquiridas ao longo dos últimos anos. *A opinião de Jorge foi externada após tomar conhecimento da reportagem da edição da revista IstoÉ desta semana. Ele admite a existência do problema na fronteira, mas considerou alguns pontos da reportagem "exagerados". *No entanto, o governador acredita que o melhor caminho para colocar um fim ao desconforto diplomático causado por Evo Morales será o do diálogo. "Acredito que haverá um entendimento e uma solução entre o governo brasileiro e boliviano. A Bolívia não pode desprezar um vizinho como o Brasil, e lamentamos a forma como o presidente Evo Morales vem criando esse ambiente de insegurança e prejudicando as nossas relações com a Bolívia", disse Jorge Viana. *O governador frisou a luta do governo do Estado em reafirmar ainda mais o relacionamento de fraternidade entre brasileiros e bolivianos lembrando que o Acre foi um dos maiores incentivadores para o fim do uso de passaporte na fronteira, tendo como objetivo acabar com as barreiras entre os dois países. "O ideal é que o presidente recoloque suas idéias e nos respeite. Acho que é importante a Bolívia ter soberania, lutar em defesa do que é seu, do seu povo, mas o caminho que o presidente está tomando não é o mais adequado para resolver essa questão", finalizou. *Sejusp está vigilante *Na visão do secretário estadual de Segurança e Justiça Pública (Sejusp), Antônio Monteiro, não há de fato um conflito estabelecido na fronteira do Brasil e a Bolívia. Segundo ele, há um sensacionalismo sobre o assunto, mas isso não tem desviado a atenção da Sejusp para o caso. Monteiro disse ontem que já tomou conhecimento do assunto e que a maioria dos brasileiros com terras na Bolívia têm dupla nacionalidade, reduzindo, portanto, uma série de problemas judiciais que poderiam ser desencadeados. *O secretário afirmou que não descarta um conflito na região de fronteira, mas declarou que os brasileiros devem respeitar a legislação boliviana e que é necessário que os acreanos se adequem a essas regras. "Nós também temos que aprender a respeitar as leis bolivianas da mesma forma como queremos que eles nos respeitem", disse. (S.P.)
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS