*É grande a satisfação dos pequenos produtores com a implantação do Projeto Inseminar em suas propriedades. Orientados pela Emater, os pequenos produtores das regiões de Pimenta Bueno e Rolim de Moura, através de suas associações ou simplesmente grupos de produtores aderiram a inseminação artificial a fim de melhorar o seu rebanho e, conseqüentemente a sua renda familiar. Incentivados pelo Governo do estado através da Seapes os produtores estão agora produzindo mais leite e com melhor qualidade.
*No sítio Santa Fé, de propriedade de Givalda e Florisvaldo Krauser, no Km 159, da BR-364 - St Urucumacuã/Pimenta Bueno, o técnico da Emater, Manoel Sávio Cordeiro de Abreu vem acompanhando o processo de recuperação de pastagens consorciadas com leguminosas. Nessa propriedade, além da recuperação da gramínea, foi instalada cerca elétrica e iniciado o sistema rotacional de pastagens e hoje, as 27 vacas da propriedade estão produzindo 160 litros de leite/dia. Esse sistema de pastagem rotativa também pode ser visto na propriedade de Adair Vieira Campos, há 22 Km de Pimenta Bueno, na RO-010, sentido Rolim de Moura. Adair, que antes precisava levar o rebanho para pastar em outras áreas hoje trabalha com 50 vacas em uma área de 50ha (bem menor do que antes) produzindo o dobro de leite (300 lt/dia).
*Em São Felipe do Oeste a equipe da Emater esteve visitando as áreas de Helio Montes Coelho (LH FA-01) E José Resende de Souza (LH Marco 8). Ambos os produtores estão inseridos do Programa Pró-Leite e vem sendo orientado pelo técnico Paulo no manejo das pastagens e já contam, no total, com 4 bezerrinho do Projeto Inseminar .
*A equipe visitou ainda o Sr. Brasiole José de Mesquita, na Linha 200 Sul, no município de Rolim de Moura. Só nessa propriedade nasceram 5 bezerros e 70% das vacas inseminadas tiveram resultados positivos. A Emater tem sempre incentivado para que o inseminador seja alguém da própria comunidade e nessa região e quem se interessou e foi capacitado para a função é o próprio filho do Sr. Brasiole, Wender José Mesquita. Wender trabalha em parceria com a Associação que tem como presidente, José Fortunato Neto e que, em comum acordo com os associados ajudou o inseminador a adquirir uma motocicleta para melhor se locomover entre as propriedades.
*Além dessas propriedades outras também estão tendo resultados muito positivos e deixado os seus proprietários muito satisfeitos. Em Nova Brasilândia do Oeste Valter Minikel trabalha com a família. Foi nessa propriedade, incentivado pelo técnico Vitório Leite e orientado pelo veterinário Elton Farias, que nasceu a primeira bezerra do projeto Inseminar. Hoje, com 40 vacas, Valter inseminou 15, das quais 13 resultaram positiva.
*Segundo Luiz Cláudio Pereira Alves, secretário de agricultura do estado, o Projeto tem sido muito bem aceito pelos produtores e isso é muito importante para que se possa ter o sucesso desejado. Luiz Cláudio disse ainda que a partir de junho deste ano já deverão estar sendo implantados os novos pólos nos municípios de Jaru, Ariquemes e Ouro Preto do Oeste e, para o próximo ano, em outros municípios.