*Os estudantes do segundo ano do curso de Turismo da Faculdade Integrada Aparício Carvalho ? FIMCA, em parceira com a Prefeitura, através da Fundação Cultural Iaripuna, realizaram o primeiro Fórum de Resgate da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM). O evento, que estava marcado inicialmente para ocorrer dentro do Museu da estrada de ferro, aconteceu ao ar livre, na praça, sob uma fina chuva, emfunção da negativa da administração da EFMM em ceder o loca,l previamente agendado pelos organizadores. Segundo os acadêmicos, esse pequeno contratempo é mais uma prova do quanto é difícil tratar da recuperação da Madeira-Mamoré, ?porém em momento algum pensamos em suspender o seminário?. Durante todo o dia alunos e professores estiveram na praça da Madeira-Mamoré fazendo a impeza da locomotiva 18 e colhendo propostas de quem visitava o local para serem apresentadas durante o fórum.
*A iniciativa dos estudantes e professores coincide com a preocupação do prefeito Roberto Sobrinho, um dos que lutam pela transformação do espaço num verdadeiro cartão postal da cidade. A prefeitura foi representada no evento por José Carlos Monteiro Gadelha (Secretaria do Desenvolvimento Sócio-Econômico ? Semdes); Mário Jonas Monteiro (Procurador Geral do Município); e Ariel Argobe da Costa Brasil (da Fundação Cultural do
Município ? Iaripuna).
*Os vereadores Jair Ramires, Chiquilito Erse, Juarez Taques, Alan Queiroz, Zequinha Araújo, além de representantes da Marinha e do 5º Batalhão de engenharia e Construção, também participaram do Fórum. As palestras e os debates buscaram discutir a atual valia da história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e sua viabilidade econômica, uma vez que é o principal atrativo turístico histórico do Estado de Rondônia. Através da revitalização será possível o desenvolver uma atividade turística cultural na região.
*O fórum encerrou com um mutirão de limpeza iniciada na praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e seguindo em caminhada pelos trilhos da ferrovia até a Vila de Santo Antônio.