*O prefeito Roberto Sobrinho e a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa, entregaram duas novas escolas na área rural - a Escola União, no quilômetro 28 na Estrada da Penal, e Deigmar Moraes de Souza, na quilômetro 9 da Estrada 28 de Novembro, no Cujubim Grande.
*As duas unidades passaram por reforma e ampliação, o que era há muito reclamado pela população que aguardava o serviço de ampliação e reforma. Com o investimento de mais de 300 mil reais, a prefeitura busca atender a demanda dos alunos do Ensino Fundamental (1ª a 5ª) e do Ensino Médio (6ª a 9ª) daquela região, onde há cerca de 450 crianças e adolescentes. A Secretaria Municipal de EducaçÃO (Semed) mantém também na região uma turma de alunos adultos no programa Ensino de Jovens e Adultos - EJA.
*“Estamos valorizando a população que mora na zona rural, construindo escola no mesmo padrão das que existem na cidade”, disse o prefeito. Para Epifânia Barbosa, a reconstrução e ampliação das escolas desafogam a demanda. “Tratamos a educação com carinho e preocupação. Por isso, cuidamos não somente da estrutura física, mas também da qualidade, contratando mais professores e pessoal de apoio”, disse. Ela ressaltou ser da responsabilidade da Secretaria de Educação a administração das escolas, “mas também é uma obrigação da comunidade zelar por elas”.
*Segundo a diretora da Escola União, Alcinéia Pereira, com as duas novas salas de aula e melhoria em toda a outra estrutura, com a criação de biblioteca e sala de leitura, cozinha, banheiros, diretoria e a construção de poço artesiano e a colocação de uma caixa d’água, será possível ampliar o atendimento de 60 para mais de 100 alunos.
*Já a Escola Deigmar Moraes de Souza ganhou mais três salas de aulas, uma biblioteca e sala de leitura, passarela de acesso às salas de aula, e uma reforma geral, com pintura e restauração da parte hidráulica e elétrica. Além da contração de mais quatro professores e pessoal de apoio, para compor o quadro de funcionário da escola.
*Participaram das inaugurações vários secretários municipais, os vereadores Zequinha Araújo e Ramiro Negreiros, representante do Ministério Público, a senadora Fátima Cleide, professores da escola e integrantes da comunidade.