*Audiência de conciliação para resolver conflito agrário na linha 9, próximo ao município de Nova Mamoré, será realizado nesta terça-feira (23), às 14h no Tribunal do Júri do Fórum da Comarca, em Guajará – Mirim.
*Esse encontro estará participando os integrantes do Movimento camponês corumbiara – MCC e colonos que ingressaram na justiça para reclamar o direito de permanecer na terra.
*Presidirá a audiência o Juiz Agrário de Rondônia, Raduan Miguel Filho, que requisitou apoio ao Comandante da Polícia Militar do Batalhão de Guajará-Mirim para garantir a ordem dos trabalhos judiciais e a segurança dos participantes da audiência. O conflito agrário difere das ações possessórias comuns devido à possibilidade da existência de confronto armado entre as partes, explica o Juiz Raduan.
*No dia 27 de abril deste ano de 2006 aconteceu, em Porto Velho, uma audiência preliminar com a finalidade de buscar uma solução pacífica para a disputa pela posse da terra na Linha 9. Na ocasião, o não comparecimento dos réus (colonos) e a não notificação oficial dos líderes do Movimento Camponês, a audiência teve de ser redesignada pelo Juiz Agrário Raduan Miguel Filho.