Um passeio ciclístico na zona leste da capital vai dar início às atividades do Dia do Desafio, dia 30 deste mês. A concentração será no campo de futebol União, no Esperança da Comunidade, às 22 horas, com saída prevista para as 22h30.
*Os participantes vão seguir pela Avenida Mamoré até a Faculdade Uniron, retornando pela Avenida Benedito Inocêncio, Amador dos Reis, Alexandre Guimarães, passando novamente pela Mamoré até retornar ao campo União.
*O passeio ciclístico está sendo organizado pelo Sesc e Prefeitura como o apoio da TV Rondônia. A primeira-dama da capital, Lucilene Peixoto, coordenadora do Dia do Desafio em Porto Velho, enviou ofício a Polícia Militar solicitando o apoio da corporação para ajudar a organizar o trânsito durante passeio.
*A decisão em realizar o evento na zona leste é uma iniciativa pela inclusão social da comunidade que, dificilmente, tem acesso a eventos realizados na área central de Porto Velho. A primeira-dama também realizou reuniões com representantes da Unir e das faculdades privadas – Ulbra, Fimca, Faro, Fip, Uniron, Unipec, São Lucas e Fatec para pedir apoio na realização das atividades do Dia do Desafio, marcado para o dia 31 deste.
Lucilene explicou que a idéia central é mobilizar toda a comunidade de Porto Velho para participação nas atividades. Para tanto, já conseguiu a adesão de vários órgãos estaduais e de vários representantes da iniciativa privada.
*A Operadora Brasil Telecom disponibilizou o telefone 3221-7777, com cinco ramais, para que a organização do evento acompanhe o desenrolar das atividades nos mais diversos pontos da capital e nos distritos. Já está definido que em todas as secretarias municipais serão realizadas atividades físicas com os servidores.
* O evento é realizado no Brasil desde o ano 1995, em parcerias do Sesc e as prefeituras. “Esse não é um evento político, mas social. O voluntariado e o interesse coletivo são aspectos marcantes dessa brincadeira que gera benefícios concretos à comunidade”, destacou Lucilene.
*competição
*Porto Velho competirá, pela segunda vez, contra a cidade cubana de Camaguey. O tema este ano é "Intercâmbio Cultural". O objetivo é aproximar cidades e cidadãos, numa troca de elementos que compõem as culturas locais, mostrando as diferenças e as igualdades ao ressaltar as realidades e vocações de cada região, como estímulo a um relacionamento mais próximo com a comunidade parceira.
*Segundo Lucilene Peixoto, Porto Velho vai tentar repetir a performance do ano passado, quando venceu a competição concorrendo com a cidade peruana de Santiago Del Sur. "Queremos mobilizar a sociedade como um todo, inclusive os moradores dos distritos para as atividades físicas do Dia do Desafio. Faremos o possível para vencer a competição, mas esse não é o nosso principal objetivo. O mais importante é fazer com que as pessoas participem de alguma atividade saudável”, frisou a primeira-dama.