Com o objetivo de ampliar as estratégias de ações de educação e trabalho em saúde e oferecer atendimento de qualidade à população, o Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde (Cetas), iniciou mais um curso de capacitação pedagógica para professores, que irão trabalhar na formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
*O curso está sendo desenvolvido de maneira descentralizada e está atendendo servidores da região de Rolim de Moura, Novo Hoizonte, Santa Luzia, Alto Alegre, Alta Floresta, Nova Brasilandia, São Felipe, Castanheiras e Costa Marques. O curso visa preparar os servidores para atuar como técnicos de nível médio, junto às equipes multiprofissionais que desenvolvem ações de cuidado e proteção à saúde de indivíduos e grupos sociais, em domicílios e coletividades.
“A capacitação disponibilizada pela administração Ivo Cassol vai qualificar 60 agentes comunitários. O curso é destinado aos agentes comunitários de saúde inseridos nas equipes de saúde da família ou programa de agentes comunitários de saúde Em todo o Estado o centro irá capacitar 2410 ACS. Somente na capital serão ao todo 360 servidores”, disse Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.
*Integração - O Cetas tem características diferentes de uma escola regular, principalmente pelo fato de ser uma escola função, não de endereço, ou seja, é uma escola que vai até ao aluno, portanto, atende de forma descentralizada, e faz a integração entre ensino e serviço. *O trabalho do Cetas trará grandes benefícios e possibilitará o atendimento de uma grande demanda existente na saúde, que é a qualificação dos agentes comunitários de saúde. Em um futuro próximo, a escola vai proporcionar um impacto de qualidade nas ações em saúde junto à população.