*A senadora Fátima Cleide (PT-RO) parabenizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Plenário, pelo anúncio que fez na tarde de quarta-feira (10), no Palácio do Planalto, de decreto presidencial que determina a expansão da venda de medicamentos fracionados. O objetivo é facilitar o acesso do consumidor a remédios nas quantidades de que necessita, evitando, assim, gastos desnecessários.
*A senadora explicou que a obrigatoriedade de os laboratórios produzirem e venderem remédios fracionados, segunda norma estipulada pelo decreto, será submetida à discussão e votação do Congresso Nacional, pela alteração de dispositivos na Lei nº6.370/76.
*Fátima Cleide informou também que o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgarão a lista dos medicamentos fracionados e dos locais onde eles poderão ser encontrados, além de campanhas de esclarecimento ao público e aos profissionais de saúde.
*Bolívia
*Em seu pronunciamento, a senadora criticou o ataque da oposição à política externa do governo Lula, de respeito à soberania da Bolívia em sua decisão de nacionalizar seus recursos minerais. Para Fátima Cleide, a oposição estaria subestimando as inúmeras realizações do atual governo, que vêm contribuindo para melhorar a imagem.
*Encomex
*Fátima Cleide destacou também, em seu discurso, a realização, no dia 4 de maio, em Porto Velho, do 105º Encomex - Encontro de Comércio Exterior que, segundo a senadora, se constitui em oportunidade única, especialmente para micro e pequenos empresários, de acesso ao comércio externo para produtos da economia local.