*Com a participação de representantes do governo federal, estadual e de Prefeituras, além de parceiros como Governo de Rondônia(Seapes), Fecomércio, Fiero, Sebrae, Bndes, Banco do Brasil, CEF, Correios, Suframa, Sbce, Ctil, Ministério da Agricultura e Aduaneiras, além da presença de centenas de representantes dos setores produtivos do estado como moveleiro, agroindustriais, pecuário, artesanato e pecuário, além do setor mineral, o governador Ivo Cassol, abre hoje no Aquárius Selva Hotel, em Porto Velho, o 105º Encomex . O encontro visa ampliar as possibilidades das exportações rondonienses, que em 2005 superaram os U$ 200 milhões.
*A abertura ocorreu às 8 horas, seguindo a programação, com a realização no período da manhã de 3 painéis: Políticas Públicas de Comércio Exterior e Instrumentos de Apoio e Estímulo ao Comércio Exterior e Mecanismos de Financiamento do Comércio Exterior, além de uma palestra sobre Expansão das Exportações Rondonienses. Durante o encontro acontecerão ainda painéis com a apresentação de representantes dos setores público e privado, despachos executivos, exposição de serviços e técnicas de apoio ao comércio exterior, um Show Room com mostra de produtos exportáveis da região, além de discussão de temas de importância para o processo de exportação.
*Os participantes terão ainda a oportunidade de sanar as dúvidas na discussão de temas como: Mecanismos do processo de exportação, dificuldades burocráticas, os caminhos para transpor obstáculos na busca de clientes, além de conhecerem as barreiras tarifárias, procedimentos aduaneiros, certificação, exigências ambientais, dificuldades de logística, transporte e dificuldades lingüísticas. Uma equipe técnica do Mdic (Ministério da Industria e Comércio Exterior), chefiada por Sergio Nunes, se encontra em Porto Velho desde a terça, para os preparativos e contatos com os parceiros responsáveis pela realização do evento.