105º Encomex discute ampliação e a participação de microempresas no comércio internacional
*A agenda do 105º Encontro de Comércio Exterior (Encomex), que acontece nesta quinta-feira (4) em Porto Velho, será marcado pela realização de três painéis: 1) “Políticas e Ações de Comércio Exterior”, 2) “Instrumentos de Apoio e Estímulo ao Comércio Exterior” e 3º) “Mecanismos de Financiamento ao Comércio Exterior”.
*O seminário acontece no salão Netuno do Aquarius Selva Hotel, em Porto Velho, durante todo o dia, numa parceria de instituições públicas e privadas, federais e municipais. Projeto da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Exterior (Mdic) que estimula maior participação das empresas brasileiras, particularmente as de micro e pequeno porte, no contexto internacional.
*O primeiro painel será apresentado por Sérgio Nunes de Souza, coordenador-geral do Departamento de Planejamento, do Mdic. Ele fala sobre cultura exportadora. Juntamente com ele também estarão Benhur Viana, assessor da Divisão de Programas de Promoção Comercial, do Ministério das Relações Exteriores, além de Monique A. Getruw, técnica do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).
*Três assuntos marcam a pauta do segundo painel, de número 2: o consultor de Comércio Exterior dos Correios Deusdedi Rodrigues Alves, falará sobre o “Exporta Fácil”. Também serão discutidas “A internacionalização das Empresas” e a “Importância dos Mercados Vizinhos”.
*O coordenador da Receita de Rondônia, Ciro Funada, enfocará “A Expansão das Exportações Rondonienses”. No 3º painel, “Mecanismos de Financiamento ao Comércio Exterior”, falam o gerente da Área de Comércio Exterior do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Frederico Braz de Souza; o gerente regional de Apoio ao Comércio Exterior do Banco do Brasil, Samir André Amui, além de Milena Vieira Pinheiro, gerente de mercado empresarial da Caixa Econômica Federal.
*
OFICINAS
*O Encomex contará também com a realização de oito oficinas setoriais, nas áreas de pecuária e laticínios, fruticultura, madeira e móveis e artesanato, estandes para mostra de produtos exportáveis da região, além de oficinas setoriais, em que se discutirão temas selecionados, de real importância no processo de exportação.
*Na solenidade de abertura do evento, devem estar presentes o governador de Rondônia, Ivo Narciso Cassol; o secretário de Comércio Exterior do Mdic, Armando Meziat; o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia, Euzébio André Guareschi; o diretor-superintendente do Sebrae no Estado, Pedro Teixeira Chaves; o gerente-regional do Banco do Brasil, Marcos Bachiega; o superintendente de Negócios da Caixa, Juarez Antônio Woiciekoski; o secretário de Finanças de Rondônia, José Genaro de Andrade, além de Marcos Antônio Petisco, secretário de Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico-Social; Carlos Aparecido Teixeira, diretor-regional dos Correios em Rondônia.