Nos dias 4 e 5 de maio, no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Porto Velho, acontece o 1º Seminário Estadual de Mediação e Arbitragem. No período, 450 pessoas assistirão aos painéis sobre “Métodos extrajudiciais de Solução de Controvérsias”, “Solução privada de controvérsias – a mediação e arbitragem no mundo contemporâneo”, além de “Mediação e arbitragem e as funções dos advogados”.
*Realizado por um grupo de parceiros, o seminário tem a função de nivelar o entendimento do que são os instrumentos de mediação e arbitragem, especialmente em se tratando de clientes como as micro e pequenas empresas. Os painéis começam às 20h no primeiro dia, encerrando-se às 22h. No segundo, vão das 14h às 21h.
*Para isso já se costura um acordo para que as Instituições de Ensino Superior (IES) de Rondônia incluam em sua grade curricular, nos cursos de direito, a mediação e a arbitragem, “através da capacitação de professores, fazendo com que os estudantes saiam das faculdades com a cultura da mediação e da arbitragem”, explica Elizete Pereira Nascimento, gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae.
*Os painéis serão seguidos de debates com convidados e especialistas no assunto. Os debates terão três mediadores e oito debatedores. Às 21h30 do dia 4, logo após o debate do painel “Métodos Extraconjugais de Solução de Controvérsias”, ocorrerá o lançamento do “Prêmio de Acesso à Justiça”.
*Realizadores
*Além do Sebrae, também realizam o seminário a Ulbra, a Faculdade Uniron, a Fundação Universidade Federal de Rondônia, a Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia, Faculdade São Lucas, seccional das Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Escola Superior de Advocacia, Escola de Magistratura de Rondônia, Tribunal de Justiça , Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial, Faculdade das Associações Comerciais e Industriais de Rondônia e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil.
*Todos os painéis contarão com a participação de especialistas em mediação e arbitragem, sócios e donos de importantes bancas advocatícias do país, além de autores de publicações do gênero