Produtores rondonienses devem entregar leite “in natura” até 1º de julho

Produtores rondonienses devem entregar leite “in natura” até 1º de julho

Produtores rondonienses devem entregar leite “in natura” até 1º de julho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O prazo para que todos os produtores deixem de transportar leite “in natura” e iniciem a entrega de seus produtos em tanques de resfriamento termina dia primeiro de julho deste ano. A nova regra foi estabelecida através da Instrução Normativa n.º 51, do Ministério da Agricultura, e visa estabelecer um novo padrão de qualidade para o leite produzido em Rondônia. A Preocupação com a dificuldade do pequeno produtor rural em adequar-se à nova Lei levou a Câmara Setorial do Leite, órgão deliberativo, composto por 17 membros da Cadeia Produtiva do leite no Estado, destinar 1,5 milhão de reais (recursos do Pro-Leite) para auxiliar na mudança. A decisão da Câmara Setorial do Leite contou com o apoio do governador Ivo Cassol que vê na ação uma forma de contribuir para que o produtor rural possa se adequar à nova Lei. *De acordo com a instrução normativa n.º 51, do Ministério da Agricultura, a partir de primeiro de julho de 2007 os produtores de leite e laticínios estarão proibidos de transportar leite “in natura” em latões. Esta medida vem sendo adiada, nas regiões norte e nordeste desde 2002, para dar tempo aos pequenos produtores se adequarem à legislação. As novas regras estabelecem um novo padrão para a qualidade do leite produzido e comercializado no Brasil. Este processo ficou conhecido como “granelização” do leite, devido a exigência de uso de tanques de resfriamento para armazenamento do leite na propriedade, e de caminhões com tanques isotérmicos para o transporte do leite cru até os laticínios. *A granelização é uma prática adotada por todos os países grandes produtores de leite, como Estados Unidos, Argentina e Países da União Européia. E é de grande importância para a prevenção de contaminação do leite por bactérias patogênicas. A decisão da Câmara Setorial do Leite em destinar 1,5 milhão de reais ao setor beneficia os pequenos produtores, sem capital para a aquisição dos tanques de resfriamento, que agora serão adquiridos pelo Pro-leite e repassados às associações de pequemos produtores para pagamento parcelado em até 36 meses, através de desconto direto nos laticínio. Além da melhoria da qualidade do leite a granelização agregará valor ao produto e a Emater já vem orientando e preparando o produtor para que o leite de Rondônia possa vir a ser um dos melhores no mercado nacional.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS