*A Faculdade São Lucas sedia o Encontro de Qualificação e de Negócios Turísticos. O encontro, promovido pelo Ministério de Turismo e a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), visa implementar o processo de qualificação e a comercialização do produto turístico em Rondônia. A ação é direcionada pelo programa de regionalização do Turismo "Roteiros do Brasil".
*O projeto visa estabelecer estratégias e desenvolver ações para ampliar a oferta dos produtos brasileiros comercializados nos mercados interno e externo por meio da estruturação, organização e qualificação de produtos, serviços, equipamentos e roteiros turísticos.
*O encontro contemplará os três roteiros do Estado - incluindo a capital Porto Velho, Guajará-Mirim, IATA, Nova Mamoré e a região do vale do Guaporé, e terá a a participação de representantes do Ministério do Turismo,da Braztoa, da empresa Chias Marketing, dos gestores públicos, agentes do mercado turístico, toda a cadeia produtiva e agentes de turismo receptivo de cada roteiro.
*A ação vai permitir a qualificação e estruturação dos Roteiros Turísticos para obtenção de padrão de qualidade internacional e também a preparação para participação na rodada de Negócios do Salão de Turismo 2006.
*A coordenadora do curso de Turismo Angelina Licório disse que o encontro é fundamental para o desenvolvimento do setor em Rondônia. A coordenadora destaca que a participação da São Lucas e a utilização do auditório demonstram a importância da instituição no cenário estadual. Ela avalia, ainda, que a parceria credencia os acadêmicos a participarem de todo o processo.
*O público-alvo são os agentes e setores envolvidos na cadeia produtiva do turismo dos municípios integrantes do roteiro, como prefeitos, gestores públicos, associações de classe, secretarias de turismo e cultura, prestadores de serviços turísticos e demais parceiros.
*No evento foi apresentado o Programa de Regionalização do Turismo e realizadas palestras sobre a identificação da demanda de capacitação e qualificação empresarial por meio de um levantamento; orientações sobre projetos de melhoria de infra-estrutura dos municípios; a qualidade na prestação dos serviços; e técnicas de negociação e vendas, com noções básicas de gestão empresarial.