*A diversificação de culturas no Estado de Rondônia está encontrando na atividade piscícola a alternativa para a geração de renda familiar e melhoria da qualidade de vida do pequeno produtor rural. É cada vez maior o número de produtores que buscam na Emater orientação para iniciar a atividade e, através de metodologias como unidades demonstrativas, unidades de observação e dias especiais extensionistas rurais estão levando às propriedades rurais novas técnicas de manejo e produção.
*O trabalho para o desenvolvimento da atividade piscícola no Estado vem recebendo grande incentivo do Governo Estadual e está sendo executado pela parceria Seapes/Emater. Eventos em diversas regiões estão acontecendo para apresentar os resultados obtidos com o investimento. Municípios como Rolim de Moura, Presidente Médice, Pimenta Bueno e Primavera de Rondônia já demonstraram suas aptidões para o desenvolvimento da atividade.
*Recentemente mais dois municípios realizaram Dias Especiais sobre piscicultura apresentando resultados satisfatórios. Em São Felipe do Oeste a atividade foi realizada na propriedade do produtor João Rodrigues, onde está implantada uma Unidade Demonstrativa de Piscicultura. Os resultados obtidos nessa propriedade, segundo o gerente local da Emater, Paulo Leôncio Barbosa, apresentou um custo de R$ 0,70 com alimentação alternativa. Paulo diz ainda que São Felipe apresenta grande potencial para desenvolvimento da atividade. Com apoio do Governo Estadual, através da Seapes, a Emater está incentivando novos produtores a diversificar suas atividades com a piscicultura e para isso foram distribuídos 52 alevinos atendendo a 180 produtores locais.
*Outro Dia especial foi realizado no município de Nova Brasilândia do Oeste, onde a atividade conta também com o apoio da Prefeitura Municipal. Além de palestras técnicas os produtores desse município receberam alevinos juvenis desenvolvidos pela Emater e Prefeitura. Para o gerente da Emater de Nova Brasilândia do Oeste, Elton Farias, essa parceria é a melhor forma de trabalhar alevinos na nova fase da piscicultura.
*Os eventos contaram com a participação de técnicos da Seapes, Emater, Sebrae, Banco do Brasil e secretaria municipal de agricultura de Nova Brasilândia. Autoridades como o prefeito Silas Rosa, de Nova Brasilândia, Josias Custódio e Luiz Cláudio Pereira Alves representando o governo do Estado também participaram do evento.