*
Dia Internacional dos Trabalhadores
*Democracia, Emprego, Renda e Ampliação de Direitos
*O Dia do Trabalhador, além de ser uma data de confraternização, é, principalmente, um dia que simboliza as lutas históricas da classe trabalhadora; pois ele foi instituído em homenagem aos trabalhadores que foram brutalmente assassinados em 1886, em Chicago, Estados Unidos, durante uma repressão patronal a uma manifestação que reivindicava: aumento de salários, saúde, educação e redução da jornada de trabalho; questões que continuam como bandeiras de luta na atualidade, principalmente no Brasil.
*Uma das principais bandeiras dos trabalhadores e trabalhadoras, em todo mundo, é a necessidade da redução da jornada de trabalho sem redução do salário. Esta mudança se justifica pelas transformações ocorridas no mundo do trabalho, com um extraordinário ganho de produtividade e rentabilidade para as empresas, proporcionadas pela informatização e automação no processo produtivo e na prestação de serviços. Sem essa medida, viveremos em um mundo onde o desemprego será a realidade da grande maioria do povo.
*Nas reflexões dos trabalhadores (as), neste 1° de maio, a questão das eleições 2006 deve, certamente, fazer parte, pois é um momento de compararmos, do ponto de vista da classe trabalhadora, as ações do governo anterior e as realizações do governo atual, além do desempenho dos parlamentares estaduais e federais, para decidirmos o que queremos a partir de janeiro de 2007.
*A CUT e seus Sindicatos filiados reivindicam mudanças na política econômica e combate sem trégua à corrupção; ao mesmo tempo, reconhece a importância dos avanços promovidos pelo atual governo, como a valorização do salário mínimo, de 16.67% este ano; o fim da política de privatizações; a realização de concursos; o fim do congelamento salarial e da tabela de Imposto de Renda e o combate, através da Polícia Federal, à corrupção; além das políticas sociais, como Bolsa Família, Luz para Todos e Prouni, entre outras.
*As principais Bandeiras dos trabalhadores (as) neste 1° de maio, são:
• *Apoio à campanha nacional contra o trabalho aos domingos, intitulada: “Se domingo fosse dia de trabalho, deveria se chamar segunda-feira”;
• *Apuração e punição de todos os casos de corrupção, em âmbito estadual e nacional;
• *Reforma Agrária;
• *Segurança Pública;
• *Educação e saúde pública de qualidade;
• *Mais geração de emprego e renda;
• *Maior correção na tabela de Imposto de Renda;
• *Reforma Sindical;
• *Redução da Jornada de trabalho sem redução de salários.
*Central Única dos Trabalhadores - CUT/RO