Professores do Estado recebem curso de capacitação na área de Deficiência Mental

Professores do Estado recebem curso de capacitação na área de Deficiência Mental

Professores do Estado recebem curso de capacitação na área de Deficiência Mental

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promove um curso de capacitação na área de Deficiência Mental, Múltipla e Dificuldade de Aprendizagem para professores e técnicos das escolas da rede pública estadual de ensino. O curso está sendo realizado no Centro de Ensino Padre Moretti, atendendo os Pólos I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste e Triunfo, com encerramento no dia 17 de maio. *O objetivo do curso é capacitar docentes que atuam com alunos portadores de necessidades educacionais especiais no ensino regular. O encontro acontece sob a coordenação das professoras Vera Regina Santana, Evarista Casara, Luanna Freitas, Cristina De Marco, Maria Helena Aloise, Ana Maria Gonçalves e Vera Bensimann. “A prioridade da Seduc é promover uma educação inclusiva com qualidade”, afirma o secretário de Estado da Educação, professor Edinaldo da Silva Lustoza. *Com a política de inclusão de crianças nas escolas regulares, o professor Edinaldo Lustoza informa que todas as escolas da rede estadual de ensino de Rondônia estão preparadas para receber estes alunos, haja vista que o número de matrículas no ensino especial aumentou de 260 em 2004 para 1.500 este ano, somente na rede estadual. “Apesar disso, os desafios ainda são grandes, tanto das escolas regulares, públicas ou privadas que trabalham com crianças com necessidades especiais. Os problemas vão desde as barreiras arquitetônicas, até a necessidade de uma mudança efetiva para que se chegue a uma escola inclusiva, que garanta o atendimento à diversidade das crianças. Cabe ao professor e a escola, promover uma inclusão efetiva e acolhedora”, frisa Edinaldo. *De acordo com a executora do Projeto de Educação Especial, professora Vera Regina Santana de Matos, em 2005 foram capacitados 1.200 professores e técnicos, ressaltando sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que garante aos portadores de deficiência o direito de freqüentar a escola pública juntamente com as demais crianças. Ela destaca a importância dos educadores em se prepararem para trabalhar de forma cada vez mais autônoma com os alunos. “Sabemos que muito ainda precisa ser feito, mas a Seduc está se esforçando nesse sentido, além do curso ser a custo zero”, explica Vera.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS