*O Centro Internacional de Negócios – CIN – organismo da Federação das Indústrias de Rondônia, responsável por ações de incentivo às iniciativas de relações com o mercado internacional está concluindo essa semana os preparativos para a realização do 105º Encontro de Comércio Exterior – Encomex – que será realizado no próximo dia 4, no Aquárius Selva Hotel, em Porto Velho.
*Ao longo desta semana, desde o dia 17 até ontem, o consultor de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC - Márcio Pontes, realizou reuniões prévias preparatórias reunindo empresários e autoridades nos municípios de Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Porto Velho, para explicar os objetivos do Encontro.
*Os Encomex consistem em um projeto desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior – Secex do MDIC, com o apoio da Agência de Promoção de Exportações do Brasil – Apex-Brasil, com o intuito de estimular a maior participação do empresariado brasileiro, em particular do micro e pequeno, no mercado internacional, levando informações de relevância acerca da estrutura, do funcionamento, das regras básicas do intercâmbio comercial brasileiro, dos mecanismos de apoio à exportação e das oportunidades de negócios com o exterior, contribuindo com a divulgação da cultura exportadora.
*A iniciativa resulta da percepção, pelo Governo Federal, de que a falta de informação existente entre os empresários traz insegurança para investir no mercado externo. O Encontro pretende fortalecer a parceria entre os setores público e privado, de tal forma que, ante a crescente abertura comercial brasileira e a maior exposição à concorrência de produtos importados, estimule-se a participação dos setores produtivos no comércio exterior, assegure-se efetiva defesa contra práticas desleais de comércio, promovam-se novas oportunidades de exportação e se amplie a utilização dos mecanismos de apoio às atividades de comércio exterior.
Exposição de produtos
*Paralelamente às palestras, é montado um balcão de serviços, composto por vários estandes em que os diferentes agentes que protagonizam o cenário econômico nacional e regional (empresas, bancos, fundações etc.) têm a oportunidade de apresentar os serviços oferecidos aos potenciais exportadores.
*Os Encomex abrangem, ainda, despachos executivos, que permitem, além da natural aproximação dos empresários com as entidades públicas e de fomento, a oportunidade de obter informações de natureza mercadológica e tecnológica. Atualmente, a maior parte dos Encontros inclui também o show-room – mostra de produtos da região já exportados ou com potencial exportador; e encontros setoriais –discussão de temas pertinentes a setores específicos, de maior importância para a economia local.
*Em suma, o Encomex é uma efetiva oportunidade para aqueles que de alguma forma estão envolvidos ou pretendem envolver-se no processo exportador, dirimirem dúvidas, atualizarem informações ou mesmo reunirem conhecimentos básicos sobre comércio exterior.
*A Fiero, através do CIN, reuniu vários parceiros para oferecer o máximo de informações ao público alvo, dentre os quais a Fecomércio, o governo estadual através das secretarias de Finanças e a da Agricultura, Sebrae, BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Correios, Seguradora Brasileira de Crédito e Exportação S/A (sbce), Suframa, Ctil Logística, Ministério da Agricultura, Aduaneiras, Infraero, Prefeitura da capita, Serasa, Basa, Brasil Telecom, Sesi Clínica, Sindipan, Sinduscom-RO e CDL.
*As inscrições são gratuitas e, para maior comodidade, podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.encomex.desenvolvimento.gov.br