Juíza faz balanço das atividades em Alta Floresta
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Salientou a magistrada que a Comarca de Alta Floresta do Oeste, apontada como uma das mais problemáticas e trabalhosas do Estado de Rondônia, exige do magistrado enorme dedicação e dispêndio de energia na solução dos conflitos intra e extra-judiciais. ?Somente durante o ano de 2004 foram ouvidas 1.551 pessoas em audiências, exarados 5.137 despachos e prolatadas 1.710 sentenças.
*Informou também que o juízo, em parceria com o Conselho da comunidade local, destinou àquela entidade cerca de R$ 40.000,00 que foram utilizados na reforma das instalações da delegacia de polícia que, embora não seja presídio, abriga cerca de 45 detentos, entre presos provisórios e condenados.
*Assim, foi derrubado o muro de meio metro de altura que separava as dependências da Delegacia e Supen da via pública, sendo erguido em seu lugar um muro de 3 metros de altura, foi construído o alojamento do regime semi-aberto, foram instaladas câmeras de vídeo nas galerias da prisão, reformadas as instalações sanitárias, construídas celas para abrigo provisório de menores infratores, etc. Toda a instalação da administração da casa de detenção foi reformada com as verbas doadas pelo judiciário ao conselho da comunidade. Também foram destinados à Polícia Militar de Alto Alegre dos Parecis e Alta Floresta, computadores e equipamentos para acesso à internet.
* ?O judiciário se sensibilizou com o clamor da população, ansiosa pela melhoria da precária estrutura física dos órgãos de segurança local. Além disso, a comarca de Alta Floresta está sem delegado de polícia há quase dois anos?, disse a juíza Sandra Merenda.
*Na área da infância e juventude, visando a excelência do tratamento dispensado às vítimas de abusos sexuais e maus-tratos, o juízo estabeleceu parceria com um médico psiquiatra para atendimento de crianças e adolescentes abrigados. Através de sessões de psicanálise, estas pessoas são tratadas com a finalidade de superação dos traumas sofridos, bem como são elaborados laudos médicos que servem de prova nos autos. Os resultados já começaram a aparecer, pois o comportamento dos pacientes teve mudanças significativas, para melhor.
*Finaliza a juíza Sandra Beatriz Merenda afirmando que a busca da excelência na prestação jurisdicional e a proximidade com a comunidade sempre pautaram sua atuação frente à comarca e que deixa Alta Floresta do Oeste levando consigo uma grande bagagem de conhecimento e de novos amigos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!