A Escola do Legislativo exibe hoje o filme “Mapimá”, sobre a mitologia de um dos povos indígenas mais guerreiros da Amazônia e contendo a última entrevista do sertanista Apoena Meireles
A Escola do Legislativo, órgão da Assembléia Legislativa de Rondônia, comemora hoje (19 de abril), às 9 horas, o Dia do Índio com uma programação que inclui a exibição do filme “Mapimá”, sobre a mitologia de um dos povos indígenas mais guerreiros da Amazônia e contendo a última entrevista que o sertanista Apoena Meireles (foto) concedeu antes de ser assassinado.
*O filme será exibido no auditório da Escola do Legislativo, na rua Afonso Pena, 386, Centro, com entrada grátis e portas abertas para a comunidade geral. Antes, haverá uma solenidade alusiva à data, em homenagem aos povos indígenas.
*Filmado em Cacoal (RO)
*“Mapimaí” trata da criação do mundo segundo a mitologia do povo Paiter-Suruí. É um documentário de 40 minutos de duração, que mostra, pela primeira vez, a riqueza de um universo desconhecido pela maioria de nós, onde os conhecimentos tradicionais são repassados aos mais jovens de uma forma que os preserva milenarmente.
*Estarão presentes universitários indígenas participantes do filme e que hoje estudam nas Faculdades São Lucas, em Porto Velho. É um documentário de interesse de profissionais da mídia, de historiadores, antropólogos, sociólogos, ou professores e acadêmicos dessas e outras áreas semelhantes.
*A obra interessa especialmente aos indigenistas ou qualquer pessoas preocupada com a defesa, valorização e com a luta pela sobrevivência das populações nativas da Amazônia.
*O filme foi realizado pela Associação de Defesa Etno Ambiental-Kanindé, em parceria com a ONG Rioterra e com o Ministério do Meio Ambiente.
*Após sua exibição, haverá uma palestra sobre a “Importância da Formação na Construção e Autonomia de uma Nação”, pela historiadora Naderge da Costa Moura, presidente da Associação Uirapuru.
*O diretor da Escola do Legislativo, Max Barbosa, aguarda a presença, nas comemorações do Dia do Índio, dos segmentos da população interessados e compromissados com a “construção de um mundo mais humano e mais fraterno.”
*Em seguida, será aberto o curso de Informática para os Índios, da Escola do Legislativo.