Porto Velho já conta com caminhão-tanque que combate chamas a 15 metros de altura - (Foto)
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ele é equipado com uma tesoura hidráulica de grande porte (?desencarcerador?) que permite a retirada de vítimas de acidentes de trânsito que estejam presas nas ferragens. As duas pinças metálicas rasgam carrocerias de veículos leves e pesados em questão de minutos.
Caso o acidente ocorra à noite, a ?viatura de combate?, nome técnico do caminhão, ilumina o local com quatro holofotes de 5 000 watts cada um, alimentados por um potente gerador conectado ao motor.
O caminhão tem dois tanques, um com capacidade para até 4 000 litros de água e outro para 150 litros de espuma, misturadas para o combate ao fogo. Os 150 metros de mangueira, em diversos diâmetros, permitem o combate às chamas a até 15 metros de altura.
?Em termos de comparação?, informa o Sgt PM José, um dos comandantes da guarnição, ?pode-se dizer que um edifício como o PortoShopping, na esquina da Carlos Gomes com a Tenreiro Aranha, aqui na capital, estaria protegido?.
O empresário Albino Feitosa da Costa, filho do empreendedor Manoel Costa, que ergueu o edifício, comemorou a notícia: ?Estava passando da hora de a população poder dispor desta segurança, não só para edifícios comerciais como também condomínios residenciais?.
Estão previstas para este ano compras de macacões anti-chama (?trajes de aproximação?) e outros equipamentos de proteção individual (EPIs) para o Corpo de Bombeiros, na capital e no interior.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!