Senadora lamenta mortes de bebês em Rondônia

A senadora Fátima Cleide (PT-RO) apresentou nesta sexta-feira (8), em Plenário, a sua solidariedade às mães e famílias dos bebês recém-nascidos que têm morrido nos últimos meses na UTI neonatal do Hospital de Base, em Porto Velho. Somente no mês de março,

Senadora lamenta mortes de bebês em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A senadora Fátima Cleide (PT-RO) apresentou nesta sexta-feira (8), em Plenário, a sua solidariedade às mães e famílias dos bebês recém-nascidos que têm morrido nos últimos meses na UTI neonatal do Hospital de Base, em Porto Velho. Somente no mês de março, relatou, 23 crianças faleceram no local.

Ela afirmou que a saúde das mulheres e crianças de seu estado "não tem valor", e lamentou que o governador de Rondônia, Ivo Cassol, não tenha aderido ao Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, proposto pelo governo federal. Ao contrário, disse ela, o governador só se preocupa em "colocar cascalho nas estradas".

?A mortalidade materna e os óbitos infantis são mais do que uma realidade em Rondônia. Existe e acontece dentro do Hospital de Base. Reduzi-la não parece ser preocupação do governo de Ivo Cassol. Se assim o fosse, o governador teria dado integral apoio para que o meu estado tivesse se envolvido logo no ano passado no seminário para implementação do pacto pela redução da mortalidade?, disse Fátima Cleide.

A senadora reconheceu a existência de uma "grave sobrecarga" no Hospital de Base, decorrente da má prestação de serviços básicos de saúde de alguns municípios, quase todos com gestão plena da saúde. Admitiu também que os funcionários do hospital se desdobram para atender à grande demanda. Mesmo assim, afirmou, não se pode aceitar a "grave situação" da saúde no estado.

?Famílias humildes, mulheres que perderam seus filhos, vítimas da falta de ações preventivas, da ausência de assistência materna, sem atendimento humanizado nos hospitais, sofrem e querem saber o que aconteceu com seus bebês?, disse a senadora.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS