Faculdade atende população na Campanha Nacional da Voz
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*A curso vai realizar uma série de ações para comemorar a semana. A partir da próxima segunda (11) um grupo formado por 42 acadêmicos do curso de Fonoaudiologia, juntamente com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos, em horário comercial na Policlínica Oswaldo Cruz, fará uma avaliação vocal gratuita na população. No dia 16 de abril, às 17h, também acontece uma palestra aberta ao público no auditório da Faculdade São Lucas com enfoque na saúde vocal.
*Na esfera nacional, a campanha vai mobilizar cerca de 250 hospitais, consultórios e centros de saúde cadastrados, mobilizando mais de 5 mil profissionais, entre otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos para atender a população. A coordenadora do curso de Fonoaudiologia mestre Judiléia Castro Silva Ramos disse que eventos são importantes porque previnem e orientam contra as doenças que atingem o aparelho vocal.
Judiléia Ramos lembra que o uso inadequado e abusivo, em geral são os principais responsáveis pelos problemas da voz. ?O fumo, por exemplo, é responsável pelo número elevado de câncer na laringe?, explicou. A coordenadora também disse que alguns sintomas podem indicar problema na área de fonoaudiologia. ?Rouquidão por mais de 15 dias, pigarros, dores constantes de garganta, incômodo ao engolir alimentos e perda da voz são sinais de alerta?, afirma.
*Curso de Fonoaudiologia alia ensino e pesquisa
*Em 2002, a Faculdade São Lucas iniciou o primeiro curso de Fonoaudiologia do estado com 13 acadêmicos. Em 2005, conta com 150 acadêmicos e no final do ano forma a primeira turma de Fonoaudiólogos de Rondônia. O corpo docente do curso é formado por doutores, mestres e especialistas. O objetivo, segundo a coordenação, é formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, bem como para beneficiar a área social do Estado.
A coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas, mestre Judiléia Castro Silva Ramos lembra que a expectativa de crescimento da Fonoaudiologia é promissora em Rondônia. A coordenadora avalia que existe uma defasagem de profissionais na região e que há um amplo espaço para fonoaudiólogos. ?Temos pouco mais de 50 fonoaudiólogos nesta área para atender uma população de 1,7 milhão de habitantes no estado?, disse.
A Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas com 131 metros quadrados é formada por onze salas com área de recepção, laboratório de audiologia clínica, dois laboratórios de avaliação e terapia fonoaudiológica, um laboratório de eletrofisiologia (BERA e Emissão Otoacústicas Evocadas), um laboratório de Otorrinologia, um laboratório de voz, um laboratório de AASI e Processamento Auditivo, uma sala para médicos (Otorrino e Neuro), uma sala para Assistente Social e Psicologia e uma sala para atendimento fonoterápico em grupo.
Na Faculdade São Lucas, os acadêmicos podem conciliar o estudo, a prática e a pesquisa na área de Fonoaudiologia. O primeiro contato dos estudantes é com o ensino em sala de aula. Na seqüência, simultaneamente, são realizados atendimentos na prática e pesquisas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
*O atendimento é feito por uma equipe de 20 acadêmicas monitoradas por profissionais de segunda à sexta-feira, na sede da Faculdade São Lucas, com entrada pela rua Brasília. As consultas podem ser agendadas pelo telefone: 211-8037.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!