Deficiente protesta contra falta de transporte adaptado

Luis passou no vestibular da Unir e a falta de um ônibus com a rampa de acesso para cadeiras de rodas, tem inviabilizado suas idas às aulas no campus

Deficiente protesta contra falta de transporte adaptado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A falta de estrutura para os deficientes físicos se locomoverem na cidade, com inúmeras barreiras físicas, um problema antigo e comum em todos os municípios do Brasil volta à discussão em Porto Velho. *Luis Pinto, 36, recém aprovado para o curso de Ciências Sociais da Unir, está há três dias em frente ao Sindicato das Empresas de Transporte (SET), manifestando sua indignação com a falta de transporte coletivo adaptado para os deficientes físicos, principalmente os usuários de cadeira de rodas. *Com o auxílio de um amigo, Luis está recolhendo assinaturas para um abaixo assinado, que será encaminhado ao Ministério Público e Prefeitura Municipal, solicitando uma solução urgente para o problema. *Luis passou no vestibular da Unir e de acordo com o mesmo, a falta de um ônibus com a rampa de acesso para cadeiras de rodas, tem inviabilizado suas idas às aulas no campus, que iniciaram na segunda-feira (3). *O acadêmico disse que para entrar no ônibus, precisa do auxílio de no mínimo 3 pessoas, sendo uma operação demorada e muito constrangedora para o portador de necessidades especiais. *“Meu problema se agrava porque sou o único nestas condições no período noturno da Unir, inviabilizando segundo os empresários, a compra de um ônibus com o sistema de transporte adaptado para atender a linha” disse Pinto. *Para Luis, a falta de sensibilidade dos empresários de transporte público aliada com a falta de vontade política do prefeito e secretário municipal de transportes, faz com a nossa capital não possua nenhum ônibus adaptado. *“Temos diversas linhas importantes na capital e não sou o único cadeirante da cidade” alegou Luis, que já conta com mais de 2000 assinaturas no seu manifesto. *SEMTRAN *O secretário municipal de Transportes, José Cláudio Carvalho disse que a prefeitura não está alheia às dificuldades dos portadores de necessidades especiais da capital. *Segundo o secretário, será implantado até meados do segundo semestre o projeto “Porta a Porta”, com a aquisição de dois microônibus equipados com elevador para cadeirantes, para buscar e deixar em casa os portadores de necessidades especiais. *Tudo funcionará a partir do cadastramento dos usuários deste tipo de transporte, com um sistema de agendamento das suas atividades, como escola, cursos,fisioterapia, consultas médicas e outras necessidades dos mesmos. *Segundo o secretário, o portador de deficiência física, muitas vezes encontra dificuldades para chegar até o ponto de ônibus e com o novo sistema, facilitará muito a locomoção dos mesmos na capital. *“A prefeitura está preocupada com o caso e com o projeto Porta a Porta vamos solucionar mais está injustiça no transporte público da capital” disse Carvalho.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS