Estado realiza reunião para solucionar casos de contaminações de funcionários da Funasa
*O governo do Estado realiza na próxima terça-feira as 9:30 horas no auditório do Laboratório Central de Rondônia (Lacen) em Porto Velho uma reunião com representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e dos 52 municípios. Em pauta a situação dos funcionários da fundação contaminados por substâncias tóxicas utilizadas em borrifações. O objetivo do encontro é buscar uma parceria entre as instituições para a solução do caso.
*“Queremos encontrar, em conjunto, maneiras para resolver essa situação, pois a administração Ivo Cassol entende que em parceria os objetivos são alcançados com mais efetividade e rapidez. No encontro colocaremos a disposição dos servidores da Funasa a nossa estrutura estadual de Saúde” informou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.
*O Estado vai disponibilizar os serviços do laboratório central na realização de exames de alta complexidade. O trabalho abrangerá exames de níveis de DDT e de Colinesterase que identifica a presença do produto químico organofosforato. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) o índice de contaminação aceitável por esses agentes é de 3%. Em exames, realizados pelo Sindsef em Ji-Paraná, em 27 servidores foram confirmados índices de contaminação de até 18%.